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Publicado em
06/10/2020
Entre os 30 milhões de clientes do banco digital, apenas 3% usam o crédito rotativo no mês. "Hoje, boa parte dos nossos clientes do cartão de crédito paga sua fatura em dia. Criamos um modelo de negócios baseado em transações realizadas, e não na cobrança de juros e sempre demos preferência aos clientes que pagam em dia", afirma Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.
Ao eliminar o rotativo, o Nubank pretende deixar mais claro que há outras opções com juros menores e que se encaixam melhor com as necessidades do cliente no momento, como a contratação de um empréstimo pessoal ou do parcelamento do valor integral da fatura. Os testes apontaram que o cliente não percebe que, ao usar o rotativo, ele está contratando um produto que nem sempre é a melhor opção. E como é um processo sem fricção, acaba sendo feito de forma involuntária.
De acordo com a instituição, em vez de entrarem no rotativo, com taxas de juros tradicionalmente elevadas, os clientes vão poder pagar as faturas parceladas ou contratar empréstimo pessoal - ambos com taxas muito menores. Na prática, significa que se o cliente não puder pagar o valor total da fatura, terá a opção de pagar o valor mínimo e dividir o restante em até 12 parcelas; ou então adquirir um empréstimo pessoal com maior número de parcelas.