FECHAR

Imprimir
Publicado em 22/08/2017

OPERAÇÃO COM PESSOAS EXPOSTAS POLITICAMENTE TERÁ NOVAS REGRAS

A informação foi dada pelo consultor jurídico do SINFAC-SP, Alexandre Fuchs das Neves, ao ministrar no dia 17 de agosto, na sede do Sindicato, mais uma edição do curso “Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Formação do Manual”.

Segundo ele, minuta submetida a consulta pública, encerrada no dia 7 deste mês, modifica a Resolução 16 COAF ao incluir na base das Pessoas Expostas Politicamente (PEP) os vereadores e prefeitos de todas as cidades. Atualmente, na esfera municipal, só entram na lista o presidente e o vice das câmaras e também os prefeitos, mas somente das capitais.

Na avaliação do advogado, embora aumente significativamente o universo a ser pesquisado, essa mudança vem acompanhada de uma facilidade operacional. “Hoje nós temos que fazer o questionário para a identificação da pessoa exposta politicamente. A cada abertura ou renovação de cadastro é necessário consultar a base do COAF e, dependendo do grau de dúvida, também as instituições de crédito”, justificou.

De acordo com a nova proposta, a consulta à base PEP deverá ser feita, possivelmente, nos sites governamentais do COAF e da Controladoria Geral, regra que dispensa o questionário e a consulta de base privada.

Inserida no contexto do curso, houve ainda a apresentação da Kronoos, empresa que possui uma plataforma de compliance on-line que pesquisa, a partir do CPF ou CNPJ, por meio de tecnologia de ponta para mineração de dados e crawling, informações relacionadas a fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro, terrorismo, crimes ambientais, envolvimento com o emprego de mão de obra escrava e infantil. A ferramenta também aponta se a pessoa é politicamente exposta, além de permitir o monitoramento contínuo dos pesquisados.

Atualização

O auditório do Sindicato novamente ficou lotado de empresários e profissionais do setor ansiosos por se inteirar de novidades como esta, sobre as PEP, e de tantas outras no campo da prevenção e combate à lavagem de dinheiro.

Foi o caso de Ademir Contini (acima, à esq.), coordenador da área de formalização e checagem da Daniele Banco. “Estou achando muito bom, já participei de diversos cursos sobre o tema, mas não na profundidade que este aqui está tendo. Não se trata de nível básico, mas sim intermediário”, avaliou ele, garantindo que vai compartilhar o conteúdo com os colegas de empresa.

Já a Ouro Fomento Mercantil, de Mococa, foi representada no evento pelo sócio José Roberto Fávero (acima, à dir.). “Vim me atualizar com coisas novas que a gente precisa aplicar no dia a dia e trazer um funcionário para também melhorar o perfil dentro da nossa empresa”, relatou.

Pouco a pouco, todos os colaboradores da Ouro estão fazendo o curso, “já que é praxe estarmos sempre nos atualizando e educando para fazer as coisas dentro das normas do COAF”. “Estamos achando ótimo, o Dr. Fuchs é excelente, está de parabéns, este treinamento tem grande valia”, concluiu o empresário.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.