FECHAR

Imprimir
Publicado em 26/09/2017

PALESTRA ABORDA O MUNDO DAS FINTECHS

A revolução atualmente em curso no mundo dos meios de pagamento foi a tônica da palestra “As Fintechs e o Fomento Comercial”, ministrada na sede do SINFAC-SP, na última quinta-feira (21/09), pelo CCO da iDtrust, Júnior Santos.

Para ilustrar a velocidade dos acontecimentos neste campo, ele lembrou que em 2016 havia no Brasil cerca de 200 empresas de tecnologia prestadoras de serviços financeiros, estando prevista a existência de pouco mais de 1.200 até o início de 2018.

Em sua apresentação, o profissional demonstrou ainda a evolução ocorrida da época do escambo às criptomoedas, destacando o cenário mundial envolvendo as transações com as chamadas bitcoins e como funciona o Blockchain, livro de registro público onde ficam armazenadas todas as transações virtuais.

Num segundo momento, Santos abordou as operações estruturadas, “que têm essa pegada de fintech por utilizar tecnologia como base”, ressaltou. Foram tratados nesta parte da apresentação os tópicos antecipação de recebíveis de cartão, risco sacado e empréstimos peer-to-peer lending, “onde nós já temos empresas do fomento comercial atuando”, frisou.

Ao falar sobre a convivência entre factorings e fintechs, o especialista atribui à falta de conhecimento a ausência de um estreitamento maior. “Por isso um dos objetivos desta palestra foi mostrar que não existe uma distância tão grande entre a atividade do fomento comercial e o que as fintechs têm feito no mercado brasileiro”, constatou.

Dentre os números apresentados para dimensionar as oportunidades existentes na área, o palestrante lembrou haver 50 milhões de brasileiros não bancarizados e 285 milhões de linhas celulares ativas, sendo 75% pré-pagas e 62% smartphones.

Segundo ele, as empresas do setor podem ser grandes parceiras das fintechs para atuar neste cenário, na qualidade de agentes de funding. “Elas têm a característica de ser especialistas na captura de operações via antecipação de recebíveis de cartão de crédito, gerando recursos financeiros demandados pelas fintechs”, exemplificou.

Olhar atento

O grande número de participantes foi um nítido sinal de quanto o tema está despertando a atenção do setor.

“A gente está sempre atento com a movimentação do mercado e, principalmente, a utilização de tecnologia, neste mundo que passa por grandes transformações”, justificou sua presença Carlos Pereira (abaixo, à esq.), gerente geral da Pleno, de Campinas.

Em todas as vertentes do setor financeiro ele identifica estar havendo mudanças de paradigmas, deixando claro que daqui para a frente tudo será diferente.

Quanto aos temas tratados, um dos que mais chamaram a sua atenção foi a possibilidade de utilizar o Blockchain, sobretudo nas operações envolvendo conta escrow.

Para o sócio da Aticca Factoring Fomento Mercantil, de Araraquara, Renato Cardili (acima, à dir.), tem sido enorme a evolução do mercado na era digital, com o surgimento de grandes fintechs e os próprios bancos fazendo plataformas do gênero.

“Nós, do fomento comercial, não podemos deixar de lado o que estão fazendo esses concorrentes potenciais”, disse o empresário, que compareceu à palestra acompanhado do filho, Junior.

No seu entender, as empresas do setor terão de criar algumas novas tecnologias, bem como modelos diferentes de negócio e prospecção em ambiente digital.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.