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Publicado em 14/04/2020

PL 675: “GABINETE DE CRISE” JÁ DISCUTE IMPACTOS DA SUSPENSÃO DE NOVAS INCLUSÕES NOS BIRÔS DE CRÉDITO

Embora a tendência de alta dos índices de operação das empresas do fomento comercial revelasse, na semana passada, um cenário fortalecido pela realização de negócios mais seguros e muito bem analisados sob o ponto de vista do crédito, a aprovação do Projeto de Lei nº 675/2020 pode prejudicar a atividade neste delicado momento de pandemia.

O argumento é do presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil), diante da informação de que a proposta dos deputados Denis Bezerra (PSB/CE) e Vilson da Fetaemg (PSB/MG) foi aprovada na última quinta-feira (9) na Câmara, por mais de 300 votos, seguindo agora para análise no Senado. VEJA AQUI A ÍNTEGRA DO PL.

Se aprovada nesta casa legislativa e sancionada pela Presidência da República, a legislação suspenderá por 90 dias, e retroativamente, novas inscrições nos cadastros dos birôs de crédito enquanto estiver vigente a calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19, ou seja, 31 de dezembro deste ano.

“A aprovação deste PL foi um balde de água fria no mercado, pois as informações atualizadas dos birôs de crédito são a nossa matéria-prima, funcionando como uma bússola para a tomada de decisão na hora da concessão de crédito”, lamenta o dirigente.

Segundo ele, o projeto deve ser aprovado no Senado. “Agora é torcer pelo veto presidencial, que dificilmente vai se tornar realidade, pois a lei não faz distinção entre pessoa física e jurídica”, comenta.

A preocupação do líder setorial fez ainda mais sentido quando ele se deparou com o resultado da pesquisa diária realizada pelo “Gabinete de Crise”, na quinta-feira passada, por conta da adição de uma pergunta – Qual percentual da sua carteira é alavancado com empréstimos e créditos bancários?

“O índice médio apurado foi de 8,85%, indicando que o setor, em sua maioria, trabalha com capital próprio”, enfatiza o presidente da entidade, reforçando a ideia de que a falta de dados atualizados dos birôs de crédito levará as empresas a prejuízos sem precedentes.

Esta situação já começou a ser debatida pelos integrantes do “Gabinete de Crise”, que buscarão ideias para contornar este problema, uma vez que o acesso a dados atualizados sobre inadimplentes é essencial para realizar operações mais seguras.

Índices

Mesmo com as empresas do setor operando parcialmente, adotando esquema de home office, o índice de operações por entradas de caixa apurado nos dias 9 (quinta-feira) e ontem (13) continuou com viés de alta, marcando 105,45% e 63,79%, respectivamente, “dando inclusive a impressão de relaxamento na cautela necessária nas operações na atual circunstância”, salienta Hamilton.

Ao mesmo tempo, o índice de liquidez ficou mais estável, marcando 75,47% (dia 9) e 69,18% (dia 13). “Mas, na prática, neste caso, não seria errado considerar a existência de uma piora, pois os títulos prorrogados não fazem parte desta medição”, complementa.

Gráfico

Informações

O andamento da pesquisa se dá por meio de uma ferramenta de levantamento estatístico, que diariamente envia aos inscritos o link das perguntas. Cabe às empresas, logo pela manhã, enviar os seus números à entidade, por meio deste caminho. Em seguida, eles são tabulados, gerando-se a média do dia, e divulgados detalhadamente aos componentes do “Gabinete de Crise”.

Inclusão

Para entrar neste grupo, o interessado deve fazer a solicitação exclusivamente no e-mail: gerencia@sinfac-sp.com.br informando o número do celular e o nome da empresa. Em seguida, basta acompanhar a inclusão no grupo do WhatsApp e preencher a pesquisa em curso no dia.

O Sindicato reforça ao pretendente a importância do compromisso de diariamente enviar as informações da sua empresa, ação que garantirá a participação no grupo.

O não fornecimento das informações ao Sindicato levará à exclusão do participante, que deixará de receber o feedback pormenorizado das respostas às perguntas formuladas no grupo.

Fonte: Reperkut

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