FECHAR
FECHAR
Imprimir
Publicado em
29/10/2024
“A gente acredita muito na união da classe, entre os financiadores, de compartilhamento de informação e de colaboração, quando feito de forma assertiva. É isso que vai fazer com que o nosso mercado seja cada vez mais transparente, confiável e, consequentemente, a gente vai ter mais proteção nas nossas operações financeiras”. Foi com esse depoimento que o empresário Danilo de Araujo Santos, um dos fundadores da startup Fair Money, abriu o último episódio do podcast Adiantaê, sobre antecipação de recebíveis, que teve como convidados Hamilton de Brito Jr., presidente do SINFAC-SP e da ABRAFESC e Roger Carlucci, diretor da ABRAFESC e da Bee Cred, que pode ser assistido nesse link.
Seu sócio, Renato Klen, também participou da conversa e concorda. “O mercado tem a necessidade dessa união, há muito tempo a gente vem buscando unir o financiador, unir a classe. Sabemos que, recentemente, o SINFAC-SP e a ABRFESC tiveram grandes vitórias, inclusive tributárias”. O comentário foi em referência, principalmente, ao papel das duas instituições na não tributação dos FIDCs na reforma tributária. Batalha que o presidente Hamilton explica no podcast e é motivo de orgulho para o Sindicato. “Essa é de longe a maior vitória que tivemos, e olha que temos muitas vitórias à frente do SINFAC-SP. Mas, eu diria que vivi esses meus 12 anos de sindicalismo para viver esse momento, de conseguir uma vitória tão expressiva que favorece a classe como um todo. Na vida você tem que ter um propósito e o meu propósito sempre foi impactar positivamente a vida das pessoas. Sei que nós fizemos a diferença nesse caso e são muitas pessoas envolvidas no nosso mercado”, orgulha-se Hamilton.
Outro tema em que as instituições têm trabalhado é a luta contra a chamada “Industria do Limpa Nome”, extremamente prejudicial ao segmento de antecipação de recebíveis. Além das representações que a ABRFESC e o SINFAC-SP faz junto ao legislativo e ao judiciário, buscando uma maior mobilização para esse enfrentamento, Roger Carlutti explica no episódio como sua empresa tem apoiado empresários do setor a ficarem menos no escuro em suas análises para concessão de crédito, principalmente diante de fraudes e tentativas de golpes. Outro tema espinhoso do bate papo entre os empresários são as recuperações judiciais.
A conversa pode ser ouvida na íntegra pelo YouTube ou Spotify, no episódio “A Importância do associativismo como forma de proteção do mercado”. O podcast Adiantaê é produzido pela startup Fair Money.