FECHAR

Imprimir
Publicado em 07/12/2017

Porandubas Políticas (Migalhas)


por Gaudêncio Torquato

Maia candidato
Rodrigo Maia é uma boa surpresa do atual momento político. Guindado à presidência da Câmara em um momento de intensa crise política, Rodrigo tem se saído melhor que o figurino. Graças a ele, o Executivo tem conseguido avançar com sua coleção de reformas: teto dos gastos, reforma educacional, reforma trabalhista, lei da terceirização, mini-reforma política. E em curso, a reforma da Previdência, para a qual o presidente da Câmara tem dedicado grande esforço.

Homenagem na Cebrasse
Rodrigo foi homenageado nesta segunda-feira com o Prêmio Cebrasse Personalidade Política do Ano. Tive oportunidade de fazer breve saudação aos homenageados. No caso de Rodrigo, puxei algumas características de seu perfil: liderança, diálogo com todos os partidos e líderes, capacidade de mobilização, firmeza, coragem de fazer uma agenda avançada. Dessa forma, tem se tornado grande protagonista do momento político. Falei mais: por essas qualidades, gabaritava-se a entrar no figurino de 2018 como candidato das forças do centro, combinando bem com o perfil a defender o legado do atual governo.

A resposta de Maia
Pois bem, ao discursar agradecendo a comenda da Central Brasileira de Serviços, Maia fez um denso discurso: traçou a herança maldita da era lulo-petista, puxou a orelha de candidatos que evitam votar reformas impopulares – sem analisar o bem do país -, comprometeu-se com as reformas, mostrou conhecimento de causa sobre as ameaças que pairam sobre a previdência, conclamou os empresários a se unir em torno da agenda reformista. Enfim, fez uma peroração de candidato. Minha conclusão: se o cavalo passar encilhado na frente, ele monta.

No lugar de Meirelles
Se a economia for resgatada e os resultados baterem no bolso do consumidor, a lógica apontaria para o perfil responsável pelo crescimento do Produto Nacional Bruto da Felicidade: Henrique Meirelles. Acho até possível que o governo esteja trabalhando com essa hipótese. Mas, convenhamos: o ministro é pesado como uma carreta. Tem fala arrastada, como se tivesse dificuldade de concluir o raciocínio; não consegue puxar aplausos em suas lentas perorações; não tem um pingo de carisma. A economia recuperada até poderia funcionar com sua sombra ou alavanca. Mas funcionará melhor se compor o discurso de alguém mais jovem, flexível, hábil na articulação, leve e solto. Rodrigo Maia entra bem nesse traje. Por isso mesmo, pode vir a ser um bom candidato.

Aventura? Não é bem assim
Rodrigo acha muito cedo para uma "aventura" como uma candidatura presidencial, ele que não teria votos para se eleger governador de seu Estado, o Rio de Janeiro. Este é seu raciocínio. Ora, o pai dele, César Maia, um perito em ciência política, sabe muito que não se pode comparar os pleitos. O pleito estadual tem suas nuances. O pleito Federal ocorre ao sabor de circunstâncias, parcerias partidárias, tempo de mídia eleitoral e muito simbolismo. O que representa o candidato: o passado ou o futuro, qual sua agenda, qual tem sido seu papel na crise. Dilma foi eleita em 2010 sem nunca ter tido voto em campanhas anteriores.

Eliot
Cheguei, até, a lembrar ao Rodrigo Maia a lição do poeta T.S. Eliot: "somente aqueles que se arriscam a ir longe demais, sabem até onde podem chegar". Quem não arrisca, permanece no mesmo lugar.

Prêmio Cebrasse - I
A festa anual de entrega de prêmios da Cebrasse foi um sucesso. Além de Rodrigo Maia, receberam o Prêmio Destaque Legislativo a senadora Ana Amélia (PP-RS) e os deputados Rogério Marinho (PSDB-RN), relator da reforma trabalhista, Laércio Oliveira (SD-SE) e Walter Ihoshi (PSD-SP), além de personalidades nas áreas empresariais, sociais e jornalísticas.

Prêmio Cebrasse – II
Maria Cristina Frias, responsável pela coluna "Mercado Aberto" da Folha de S. Paulo, recebeu o prêmio Destaque Mídia Impressa e Ricardo Taira, editor-chefe da TV Cultura, o de Destaque Mídia Tevê. O presidente da Cebrasse, João Diniz, agradeceu a participação de todos nesta nova fase da economia brasileira, em especial no setor de serviços.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.