FECHAR

Imprimir
Publicado em 05/11/2015

Prazo do Simples Doméstico é adiado (Valor Econômico)

Após os transtornos causados a milhões de empregadores, o Palácio do Planalto decidiu ontem adiar até o dia 30 o prazo de cadastro e pagamento do Simples Doméstico, que unifica o recolhimento de todos os tributos referentes aos trabalhadores domésticos - como FGTS e INSS. Uma portaria interministerial, dos ministérios da Fazenda e do Trabalho, será publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

O prazo terminaria nesta sexta-feira, mas problemas técnicos no sistema do eSocial impediram que milhões de brasileiros emitissem a guia relativa às obrigações com os empregados domésticos.

A confusão provocada pelo governo estendeu-se até mesmo na divulgação da solução dos problemas. Primeiro o Planalto divulgou que seria editada uma medida provisória prorrogando por mais 30 dias o prazo para o cadastramento e pagamento, que desta forma se estenderia até a primeira semana de dezembro. Minutos depois, o governo retificou a informação, comunicando que seria editada uma portaria - e não uma MP - com prazo de prorrogação até o último dia útil do mês, ou seja, 30 de novembro.

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, reconheceu a possibilidade de a Receita Federal prorrogar o prazo. Ele se reuniu na tarde de ontem com a presidente Dilma Rousseff para tratar do assunto. \"Se for necessário adiar a gente adia por uma questão tecnológica\", disse Levy.

A Receita Federal descartava o adiamento e aguardava uma posição oficial do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) sobre os problemas tecnológicos no site para emissão da guia de tributos.

O problema chamou a atenção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que ameaçou entrar com ação civil pública para forçar o governo a prorrogar o prazo. A entidade, que havia enviado ofício aos ministérios da Fazenda e do Trabalho, argumentava que os empregadores domésticos não poderiam ser penalizados com multas de atraso por falhas no sistema eletrônico da Receita Federal. (Colaborou Maíra Magro, de Brasília)

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.