FECHAR

Imprimir
Publicado em 12/11/2020

Quarentona Credicard lança conta digital e se reposiciona para concorrer com fintechs (O Globo)

O Itaú está apostando em uma marca quarentona para fazer frente à concorrência dos bancos digitais: a Credicard. Mirando jovens e também clientes que estão fora do mercado de cartões, incluindo desbancarizados e negativados, a Credicard vai expandir sua atuação com o lançamento de um app de soluções de pagamentos e uma conta digital sem tarifas que servirá de porta de entrada para os produtos de crédito. 

A Credicard é a mais antiga emissora de cartões do país e chegou a ter 10% do mercado. Hoje a empresa tem apenas 3 milhões de cartões emitidos, 1,8 milhão de cartões a menos do que quando o Itaú comprou a marca do Citibank por quase R$ 2,8 bilhões, em 2013.

No mesmo ano, o mercado de cartões era desafiado por uma fintech que nasceu com fila de espera de clientes e uma proposta moderna de cartões sem anuidade: o Nubank, hoje é o maior banco digital independente do país, com 13 milhões de clientes de cartões e avaliado em US$ 10 bilhões. Mas o Itaú ainda é de longe o líder em cartões no país, com 30% do mercado e 33 milhões de cartões — número se mantém estável há alguns anos.

Atualmente, a Credicard tem apenas dois produtos de crédito: o Credicard Zero e o Black. O Zero, voltado para o público jovem, conquistou 1 milhão de clientes em três anos e será incorporado ao novo app. O cartão passa a se chamar Credicard (sem o Zero), mas manterá a proposta sem anuidade "para sempre". Com um visual minimalista, o cartão permite pagamento por aproximação e oferece descontos em lojas parceiras e um programa pago de benefícios, com opção de cashback.

O Black, com uma carteira mais antiga de clientes e que vem diminuindo a cada ano, se mantém, mas vai ficar fora da nova plataforma.

A nova conta digital do Credicard será lançada em dezembro e estará habilitada para transações via Pix, funcionalidades de depósito e transferências entre contas Credicard. A conta opera no modelo de open banking e poderá ser conectada a apps externos, como o Olivia, de gestão de finanças pessoais. 

Clientes com restrição de crédito poderão conquistar o acesso a um cartão aderindo à conta digital e participando de programas de orientação financeira. Os clientes terão de cumprir missões para se habilitar a receber o cartão e também para ampliar os limites de crédito — num programa de gamificação em parceria com a Serasa, e que estará disponível a partir do ano que vem. 

— Queremos ajudar nossos clientes a terem acesso ao crédito de maneira mais simples, fazendo parte do processo de ajudá-los a evoluir em sua vida financeira — diz Priscila Ciolli, superintendente da Credicard.  

A nova plataforma da Credicard traz ainda para o Itaú um modelo de desenvolvimento comum nas fintechs, com produtos Beta que são lançados em modo de teste e que vão sendo aperfeiçoados a partir do feedback dos clientes, com a facilidade de desenvolver e implementar novos serviços de maneira mais ágil.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.