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Publicado em 18/04/2019

Rede zera taxa para antecipar recebíveis no crédito à vista (Valor Econômico)

A credenciadora de cartões Rede, do Itaú Unibanco, anunciou ontem que vai zerar a taxa de antecipação de recebíveis nas compras da modalidade de crédito à vista aceitas pelos seus clientes, reflexo do acirramento da concorrência no setor. No início deste mês, a Getnet, do banco Santander, anunciou a redução de suas cobranças e, segundo o Valor apurou, outras empresas do setor estão revendo suas taxas.

A isenção promovida pela Rede será válida a partir do mês de maio para os clientes novos e antigos com faturamento de até R$ 30 milhões por ano. Esses recursos, que normalmente são pagos em 30 dias, serão depositados na conta do cliente dois dias após a venda, sem custo, desde que a empresa tenha conta no banco Itaú. A iniciativa da credenciadora abrange usuários de qualquer modelo de maquininha da credenciadora.

Apesar do anúncio, a empresa não quis dizer quais eram as taxas aplicadas para a antecipação de recebíveis de seus clientes. Normalmente, essa cobrança é feita adicionalmente à taxa de desconto, cobrada pela credenciadora a cada transação realizada pelo lojista nas "maquininhas".

Com a nova iniciativa da Rede, o cliente pagará apenas o desconto das compras com crédito à vista. No site da empresa, é possível ver que a taxa de desconto parte de 2,64%. Ao Valor, a empresa disse que nas compras de crédito à vista, para um cliente com faturamento de até R$ 10 mil mensais, a taxa de desconto será de 3,09% a cada transação realizada.

No caso da Getnet, o anúncio feito no início do mês era voltado apenas para os clientes pessoas físicas e microempreendedores individuais. Eles pagarão 2% na taxa cobrada a cada transação das compras no débito e no crédito à vista. Houve um aumento da cobrança do débito, que era de 1,95%, mas uma queda no crédito, que era de 4,75%. Todos os valores também estão sendo pagos em até dois dias.

Com esses movimentos, as credenciadoras de cartões fazem nova investida para ganhar espaço nos segmentos de pequenas empresas e empreendedores, hoje dominado por credenciadoras como a PagSeguro, do grupo UOL, e a independente Stone.

De acordo com Marcos Magalhães, diretor-presidente da Rede, a oferta atinge milhões de empreendedores, além de pequenas e médias empresas, e tem um "potencial para influenciar outros movimentos no setor, especialmente porque não estamos nos referindo a uma oferta de tempo limitado".

 

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