FECHAR

Imprimir
Publicado em 29/09/2020

Santander compra fatia de 60% na Toro Investimentos (Valor Econômico)

O Santander Brasil informou nesta terça-feira que, por meio de sua subsidiária Pi DTVM, celebrou um acordo com a Toro Controle e Participações para comprar uma fatia de 60% na companhia. A Toro Controle é a holding que, em última instância, controla a Toro Corretora e a Toro Investimentos.

Segundo o Santander, com a unificação das operações, cada empresa contribuirá com seus diferenciais de mercado para a formação de uma plataforma completa de produtos de renda fixa e variável, “com expertise, tecnologia e escala para atuar com protagonismo e liderança no crescente mercado brasileiro de investimentos”.

Quando a operação for aprovada, a marca Pi deve deixar de existir, mas o logo da Toro vai assumir as cores que a Pi tinha. Gabriel Kallas, que é o CEO da Toro, seguirá no comando da nova companhia, e o atual CEO da Pi, José Clemenceau, assumirá a função de diretor de operações. A transação, sujeita à aprovação das autoridades, envolverá compra de ações, aumento de capital e aporte de ativos operacionais da Pi.

A Toro é uma plataforma de investimentos fundada em Belo Horizonte no ano de 2010. Em 2018, recebeu as autorizações necessárias e iniciou sua operação como corretora de valores mobiliários voltada ao público de varejo. A Pi, por sua vez, conta com uma ampla oferta que inclui mais de 240 produtos de renda fixa em uma plataforma B2B relevante e com funcionalidades estruturadas para family offices, consultores e gestores de investimentos.

Em agosto, a Toro zerou a taxa de corretagem para todos os produtos de bolsa na sua plataforma.

O Santander afirma que a efetivação da operação estará sujeita à celebração dos instrumentos definitivos e à implementação de determinadas condições usuais nesse tipo de transação, incluindo as aprovações regulatórias aplicáveis.

“Percebemos que a Pi e a Toro são duas legítimas representantes da mais nova geração das plataformas de investimento. Ambas são catalizadoras da desintermediação e democratização de produtos antes reservados a clientes com mais recursos. Juntas, elas serão protagonistas deste novo momento do mercado brasileiro, quando cada vez mais investidores buscam alternativas aos produtos tradicionais de renda fixa, em busca de rentabilidade, praticidade e segurança”, afirma em nota Alberto Monteiro, vice-presidente executivo de Wealth Management do Santander.

O mercado de investimentos no Brasil passa por um momento bastante agitado. Em julho o Credit Suisse anunciou a intenção de comprar uma fatia de 35% na Modalmais. No mesmo mês, a Neon Pagamentos comprou a tradicional corretora Magliano. Em agosto a Avenue Securities adquiriu a Coin DTVM. E este mês o Nubank comprou a Easynvest.

O Valor mostrou em junho que muitas plataformas de investimento estavam experimentando um forte crescimento este ano, em meio ao cenário de juros nas mínimas históricas. No caso da Toro, a base de clientes cresceu 40% de janeiro a maio. Nos últimos cinco meses, a Toro saltou da 20ª para a 12ª posição na B3 em volume de negócios.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.