FECHAR

Imprimir
Publicado em 16/08/2018

Serasa Experian atende 27 mil ordens judiciais por mês via SerasaJud (Serasa)

O sistema de transmissão eletrônica de dados SerasaJud, lançado pela Serasa Experian no final de 2015, tem atendido, em média, 25 mil ordens judiciais por mês. As ordens são enviadas eletronicamente pelos magistrados, que são identificados por meio do certificado digital e-CPF, e incluem pedidos de inclusão de negativação, baixa de negativação, histórico de negativações, entre outros.

Atualmente o SerasaJud já é utilizado por 100% dos 24 Tribunais de Regionais do Trabalho (TRTs) e dos cinco Tribunais regionais federais (TRFs) existentes no país e, ainda, além de 26 tribunais de Justiça Regional. Estes tribunais ganham com a redução de custos, eliminando os processos em papeis, despesas administrativas, gastos com Correios e locomoção de Oficiais de Justiça em diligências de entrega de ofícios à Serasa Experian. Além disso, também há redução do risco de descumprimento de ordens judiciais, bem como fraudes.

“A principal finalidade da ferramenta é reduzir o tempo de tramitação e cumprimento das ordens judiciais emitidas pelos magistrados, principalmente em processos envolvendo cobranças de dívidas e relações de consumo”, explica Leila Martins, diretora de estratégia de dados da Serasa Experian. Para isso, o certificado digital garante a identificação segura dos magistrados no ambiente eletrônico, regulamentada pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República.

Um dos tribunais que utilizam o SerasaJud é o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, que adotou o sistema em 2016. As Varas da região apontam facilidade no acesso ao sistema e na inclusão dos pedidos como um dos principais benefícios, além da possibilidade de pagamento das execuções em decorrência da restrição de crédito imposta aos executados. Apenas por este tribunal, cerca de 500 pedidos são enviados mensalmente para a Serasa por meio da ferramenta.

“O certificado digital tem auxiliado o Poder Judiciário a ingressar cada vez mais na era digital. Acreditamos que essa forma de identificação eletrônica é chave para a desmaterialização de processos em diferentes setores da economia daqui em diante, ampliando as aplicações”, afirma Murilo Couto, gerente sênior de certificação digital da Serasa Experian.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.