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Publicado em 11/11/2015

SINDICATO ESCLARECE PAPEL DO FACTORING EM REDE NACIONAL, PELA RÁDIO BANDEIRANTES

Completou-se nesta terça-feira (10/11) um verdadeiro debate, travado nacionalmente pelas ondas de uma das principais emissoras de rádio brasileiras, envolvendo o trabalho desenvolvido pelo fomento comercial em nosso país.

Tudo começou no último dia 29 de outubro, quando apresentadores do Jornal Bandeirantes Gente referiram-se pejorativamente ao setor, provocando com isto a reação do SINFAC-SP.
 

Ao comentar sobre a possível legalização dos jogos de azar (ABAIXO), apresentadores do tradicional programa, transmitido pela manhã para todo o Brasil, aludiram a um ex-dono de factoring do Mato Grosso como protagonista de caso emblemático relacionado a cassinos. Ele o teria feito na qualidade de representante de um segmento “meio legal” e que viveria, segundo um dos jornalistas, “do desconto de cheques pré-datados”.
 

 


Em decorrência do ofício do SINFAC-SP (Leia aqui), foi oferecido um café ao presidente pelo apresentador José Paulo de Andrade, no sábado dia 7 de novembro (Ouça aqui).
 

No ofício, lido na integra no programa do dia 9 de novembro (Ouça aqui), o presidente do Sindicato, Hamilton de Brito Junior, rechaçou tais afirmações de forma categórica, lembrando, por exemplo, que “o nosso segmento é formado por mais de 2 mil empresas no território paulista, todas elas legalmente constituídas e recolhendo seus tributos exclusivamente pelo Lucro Real, regime que menos dá margem a pedaladas e afins, pois nele se apuram os impostos rigorosamente com base nos resultados apontados pelo balanço da empresa, mês a mês”.
 

O desagravo frisa ainda a fiscalização permanente do COAF, bem como o fato de o factoring ir muito além da “troca de cheques pré-datados”, conforme igualmente foi dito no programa, ignorando-se assim que o fomento comercial se dedica, na verdade, à compra de títulos de crédito, como seria imaginável ser do conhecimento de jornalistas tão respeitados e ilustres.
 

Por fim, o ofício do Sindicato ressalta o papel social desempenhado pelo setor junto às empresas, sobretudo as médias e pequenas, agindo de forma antagônica ao sistema financeiro, que costuma virar as costas para esses empreendedores, mas que também foi erroneamente caracterizado no programa como sendo a área de atuação do fomento comercial.
 

Feitos todos estes esclarecimentos e reparos, a intervenção de um advogado por meio eletrônico (Ouça aqui) antes do término do mesmo programa, causaria nova indignação do Sindicato, cujo protesto foi lido na edição desta manhã (10/11).
 

“Tomamos conhecimento de vossa manifestação no Programa Gente, da Rádio Bandeirantes, onde parece ser de sua autoria a alegação de que são inúmeros atos viciados [no factoring] fáceis de serem comprovados em decisões favoráveis a consumidor”. 
 

Clique aqui e ouça a ressalva feita pelo SINFAC-SP, na voz de José Paulo de Andrade, e também a íntegra do ofício (Leia aqui) registrando o segundo protesto do Sindicato reproduzido, num intervalo de 24 horas, pelo noticioso da Rádio Bandeirantes
 

Nesta contestação, o presidente do Sindicato lembra, mais uma vez, a legitimidade do setor; os arcabouços legal e regulamentador em torno dele; a inexistência de relação de consumo – mas sim entre empresas, nas operações do gênero – e ainda o próprio Código de Ética da OAB em seu artigo 32, versando sobre a exposição midiática dos advogados.
 

“Por mais que tenha sido desgastante, requerendo a pronta atuação de nossa Diretoria, bem como das assessorias de comunicação e jurídica, este caso deve ser considerado altamente positivo, pois o pouco entendimento sobre a nossa área, evidenciado pelas declarações sobre ela dirigidas num programa tão importante e ouvido, nos deram uma rara oportunidade de mostrar em âmbito também nacional o verdadeiro papel do fomento comercial em nosso país, coincidindo dessa forma com um dos principais objetivos históricos de toda a nossa categoria”.
 

Por último, o presidente expressou sua admiração pela atuação da Radio Bandeirantes“concedendo pronto e imediato direito de resposta sobre os comentários feitos no ar, numa clara demonstração que um jornalismo opinativo e combativo da qualidade do Programa Jornal Gentepode também ser muito ético e transparente”, conclui Hamilton.
 

Fonte: Reperkut

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