FECHAR

Imprimir
Publicado em 31/03/2020

SINFAC-SP CRIA “GABINETE DE CRISE” PARA ANALISAR E DISCUTIR REFLEXOS DO CORONAVÍRUS NO SETOR

A alarmante queda no índice de liquidez e no volume de operações das empresas do fomento comercial, gerada pelo agravamento da pandemia do novo coronavírus e consequente “hibernação” da economia nacional, levou o Sindicato a instituir um “Gabinete de Crise”.

Formado até este momento por 40 membros, entre diretores da entidade e empresários associados, e com a intenção de arregimentar mais pessoas ao longo dos dias, incluindo não associados, este fórum tem como meta se transformar em um “Termômetro da Crise no Fomento Comercial”, expressão cunhada pelo presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil), para se referir ao objetivo deste “Gabinete”.

“A ideia é apresentar informações confiáveis sobre o andamento das operações, levando dados diariamente aos players do mercado, assim norteando a tomada de decisões e alicerçando ainda mais os nossos pleitos com o governo em defesa da cadeia produtiva do fomento comercial”, explica o dirigente.

Os dados começaram a ser apurados no dia 26 de março, a partir de uma questão enviada aos participantes – Qual o seu índice de liquidez? –, que também foi respondida nos dias 27 e 30. Foram relatados os seguintes percentuais – 77% (quinta-feira, 26), 78,4% (sexta-feira, 27) e 70,8% (segunda-feira, 30), bem abaixo do índice normalmente registrado, de 95%.

“Nota-se uma sensível deterioração deste índice, e por enquanto, as grandes empresas estão pagando, mas percebe-se um amplo movimento de solicitações de prorrogações, que vão afetar negativamente o índice de liquidez”, comenta Hamilton.

Novas questões

Desde ontem (30/03), duas novas perguntas foram incorporadas à pesquisa – Qual o volume de operações de hoje, comparado com a sua média diária no mês de fevereiro? e Qual o volume de operações de hoje comparado com sua entrada de caixa?

As respostas a essa primeira questão apresentaram dados bem assustadores – o volume médio de operações do dia aferido foi de apenas 45,2%, índice obtido com 30% das empresas inoperantes ou somente operando o suficiente para fazer uma recompra.

Por fim, para um mercado que antes da pandemia atuava diariamente com 100% do volume de operações em comparação com sua entrada de caixa, o índice de 50,7%, apurado no dia 30, também se mostrou plenamente compatível com a redução das operações.

“Este último índice reportado é importante para detectar o movimento de fortalecimento de caixa ou a retomada da atividade quando a situação estiver mais transparente”, analisa o presidente da entidade, preocupado com o viés de baixa do resultado, especialmente se a crise se prolongar por mais de 15 dias.

Informações

O andamento da pesquisa se dá por meio de uma ferramenta desenvolvida pelo SINFAC-SP, que diariamente envia aos inscritos o link das perguntas. Cabe às empresas, logo pela manhã, enviar os seus números à entidade, através do link disponibilizado. Em seguida, eles são tabulados, gerando-se a média do dia, e divulgados detalhadamente aos componentes do “Gabinete de Crise”.

O resumo das informações será publicado neste Informativo on-line, às terças-feiras (com dados de quinta, sexta e segunda-feira) e às quintas-feiras (com dados de terça e quarta-feira).

Inclusão

Para entrar neste grupo, o interessado deve fazer a solicitação exclusivamente no e-mail: gerencia@sinfac-sp.com.br informando o número do celular e o nome da empresa. Em seguida, basta acompanhar a inclusão no grupo do WhatsApp e preencher a pesquisa em curso no dia.

O Sindicato reforça ao pretendente a importância do compromisso de diariamente enviar as informações da sua empresa, ação que garantirá a participação no grupo.

O não fornecimento das informações ao Sindicato levará à exclusão do participante, que deixará de receber o feedback pormenorizado das respostas às perguntas formuladas no grupo.

Segundo Hamilton, também serão debatidos os problemas operacionais do dia a dia, sendo vedada a postagem de quaisquer assuntos não relacionados ao termômetro da crise e às dificuldades cotidianas das empresas.

“Iniciativas como a criação deste ‘Gabinete de Crise’ demonstram que o SINFAC-SP, mesmo operando parcialmente neste difícil período da nossa história, continua unindo forças com os empresários e lutando pelo fortalecimento da nossa atividade”, complementa.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.