FECHAR

Imprimir
Publicado em 13/10/2016

Taxa de juros sobe pela 24ª vez (DCI)

As taxas de juros das operações de crédito voltaram a expandir em setembro último, sendo esta a nona elevação em 2016 e a vigésima quarta elevação consecutiva, de acordo com levantamento feito pelo especialista Miguel José Ribeiro de Oliveira.

De acordo com ele, que é diretor executivo de estudos e pesquisas econômicas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa média geral para pessoa física subiu de 8,13% ao mês em agosto, para 8,24% em setembro de 2016, sendo este o maior patamar desde julho de 2003.

Para a pessoa jurídica, os juros, na média, subiram de 4,75% para 4,81% – também a maior desde agosto de 2003 -, na mesma base de comparação feita pelo especialista.

“Esses aumento se devem ao fato de que o cenário econômico aumenta o risco do crescimento nos índices de inadimplência. Além disso, outro efeito é a recessão econômica, que deve promover avanço dos índices de desemprego. Tudo isso somado e o fato de as expectativas para 2016 serem igualmente negativas levam as instituições financeiras a aumentarem suas taxas de juros para compensar prováveis perdas com a elevação da inadimplência”, aponta Oliveira.

Essa tendência deve se seguir para os próximos meses, na avaliação do diretor executivo da Anefac.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.