FECHAR

Imprimir
Publicado em 03/10/2024

Tecnologia e expertise para superar crises

Com escritórios na capital paulista e em Ribeirão Preto (SP), e abrangência em todo o território nacional, o Alumni Group vem se dedicando a se tornar especialista em crises empresariais.  O grupo tem várias frentes de atuação e, levando em consideração as empresas de consultoria, assessoria, securitização e FIDC, já soma mais de 120 funcionários. Entrevistamos o diretor comercial do grupo, Lucas Rocha, que comentou a importância do trabalho do SINFAC-SP na articulação de pautas relevantes para o setor e também sobre o nicho em que atua ao lado dos outros três sócios executivos: Fabiano Guerra, também focado na parte comercial; Flavia Nakau Frandoloso, na frente de administração financeira/operacional; e Rafaela Vanucci, responsável pelo olhar tecnológico da empresa.  

SINFAC-SP – Como surgiu a Alumni Group? Quais serviços vocês ofertam?  

Lucas Rocha – Surgimos através da idealização dos sócios fundadores da EXM Partners, Angelo Guerra e Eduardo Scarpellini, que, posteriormente, se transformou em Alumni Group, uma grande consultoria de produtos para empresas em insolvência. Desde o início, eles já identificavam a necessidade e as dificuldades que as empresas em recuperação judicial tinham em adquirir crédito para continuar suas atividades. Após seis anos de atividade, nossos produtos são focados nas empresas em insolvência. Temos uma nova configuração de sócios, uma securitizadora, três FIDCs - sendo dois para operações de crédito e um para operações de NPL-, e uma empresa de serviços diversos, como, por exemplo, assessoria para estruturação de DIP Finance, gestor de garantias.  

SINFAC-SP – Como você chegou até aqui? Também atuava na área?  

Lucas Rocha – Apesar de advogado de formação, nunca atuei na área que me graduei. No início da faculdade, fui contratado pelo Banco Bradesco, onde trabalhei por 17 anos, sete deles atuando no varejo e dez no Corporate (segmento que atende empresas com faturamento maior).  Graças a essa experiência, acabei me especializando em estruturar operações de crédito. Em 2018, aceitei o desafio de ser sócio dos veículos financeiros do Alumni Group. 

SINFAC-SP – Vocês têm algum foco específico de clientes? Com quais setores atuam? 

Lucas Rocha – Hoje, nosso foco são empresas em crise, atuamos antes, durante e/ou depois da recuperação judicial, ou até na hipótese sem a judicialização (apenas auxiliando a negociação com os credores). Não atendemos setores específicos, vamos aonde o empresário está precisando de ajuda, com foco em auxiliá-lo na tomada de decisão e, também, com os recursos financeiros para dar celeridade ao negócio. 

SINFAC-SP – Como o SINFAC-SP tem ajudado nesse processo?

Lucas Rocha – O SINFAC foi o nosso primeiro contato com o setor, me lembro do primeiro curso que fizemos, foi que abriu as portas do negócio para nós. "Factoring para iniciantes". Desde então, sempre promovendo conhecimento para seus associados. Hoje tenho muita gratidão pelo trabalho da diretoria em promover os interesses do setor em Brasília, buscando sempre melhorar a segurança jurídica do setor.

SINFAC-SP – Quais são as perspectivas para o futuro do Alumni Group? O que vocês almejam entendendo o cenário atual e as oscilações do mercado? 

Lucas Rocha – O Brasil e os empresários do nosso país são acostumados a crises. Infelizmente, nosso país convive com muitas inseguranças políticas, econômicas e jurídicas. Ou seja, sempre teremos empresas em crise, com chances de se tornarem insolventes. Nós estamos trabalhando, para sermos o maior grupo especializado em crises empresariais do país, oferecendo produtos que se encaixem exatamente no momento que o empresário se encontra, com objetivo de gerar soluções para que esse momento ruim, passe da forma menos danosa possível. Estamos investindo muito em tecnologia da informação para oferecermos maior solidez na tomada de decisão do empresário e transparência aos veículos financeiros que queiram participar conosco, gerando assim, mais segurança para todos os envolvidos.  

SINFAC-SP – Qual a importância da securitizadora/FIDC nos negócios do grupo e quais as principais características dela?

Lucas Rocha – As ferramentas financeiras do grupo trouxeram um modelo de negócio diferente para esse mercado de empresas em crise, ao mesmo tempo que conseguimos assessorar os empresários, conseguimos trazer recursos novos para dar tranquilidade na continuação das atividades.  A disponibilidade de recursos de terceiros, é extremamente importante nessa retomada, pois é o primeiro item que é negado nos momentos de crise ao empresário, isso só majora a crise, e faz com que os débitos anteriores não tenham condições de serem pagos. Hoje nossas estruturas financeiras possuem como maior característica, operações estruturadas, com desembolso rápido e desembaraçado. Quando falamos operações estruturadas, estamos dizendo que outros fundos podem participar, compartilhando garantias existentes, sempre com o monitoramento e acompanhamento da nossa consultoria.

SINFAC-SP – Há expectativa de crescimento da securitizadora/FIDC? 

Lucas Rocha – Sim, esses tipos de operações estruturadas tem sido um grande diferencial nosso, e a demanda vem crescendo muito. Estamos sendo demandados por empresas cada vez maiores, com aumento do Ticket Médio e do volume de operações, automaticamente teremos crescimentos relevantes nos próximos anos.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.