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PARCERIA
MERGULHADA NO SETOR, RBM WEB
AMPLIA INVESTIMENTOS PARA
CONQUISTAR MERCADO
Firmada em meados de 2019, parceria entre SINFAC-SP e empresa mineira – associada na
modalidade “voluntária” – tem sido pródiga em gerar bons resultados para ambos os lados
nquanto o Sindicato obtém des- Mendes: Embora já tivéssemos al- fomento, FIDCs e securitizadoras. Temos
contos nas soluções tecnoló- guns clientes de fomento comercial, este outros sistemas para o mercado financei-
Egicas para as suas associadas, a ainda não era o nosso foco, situação que ro, como financeiras e microcrédito.
RBM Web tem se expandido com mais mudou a partir de 2019. Contratamos dois
facilidade no setor, principalmente en- especialistas do setor para aprimorarmos SINFAC-SP: Quantos clientes vocês
tre factorings e Empresas Simples de o nosso sistema voltado ao fomento. Com têm atualmente espalhados pelo país?
Crédito (ESC). a chegada da Empresa Simples de Crédi- Mendes: Hoje temos em carteira 220
Embora a companhia tenha nascido 15 to, entramos de vez no mercado, inclusive clientes, distribuídos pelos seguintes seg-
anos atrás – e sido renomeada cinco anos porque o empresário de ESC normalmen- mentos: instituições financeiras, ESCs, fac-
depois com as iniciais de seu fundador, o te também é dono de uma fomento. torings, securitizadoras, FIDCs e fintechs.
analista de sistema Ricardo Barros Mendes
–, a RBM Web tem ampliado seu alcance SINFAC-SP: Quais são hoje os seus SINFAC-SP: Qual a sua expectativa 21
no mercado, a partir da sede em Leopoldi- sistemas? para este mercado, levando em consi-
na (MG) e dos escritórios em Juiz de Fora Mendes: Para a ESC, temos o RBM deração a tecnologia que sua empresa
(MG), São Paulo e Maringá (PR). ESC, preparado para empréstimo, finan- emprega?
“Originariamente, a empresa foi cria- ciamento (incluindo a opção de garantia Mendes: É muito grande, pois nos-
da para atender ao setor financeiro, mas de alienação de bens) e desconto de recebí- sas tecnologias, por serem diferentes
no ano passado viu novas oportunidades veis. Para o mercado de fomento, temos o do que já existe hoje no mercado, têm
e começou a investir em ferramentas que WEB Recebíveis, que engloba empresas de tudo para que passemos a ser ainda mais
atendam factorings, FIDCs, securitizado-
ras e ESCs”, afirma o empreendedor, com
a visão de quem atuou por 12 anos na “li-
nha de frente” da atividade.
SINFAC-SP: O que vocês oferecem
de soluções para essas empresas?
Mendes: Dispomos de soluções de back
office, contábeis e de cobrança, além de apli-
cativos de captura de operações, todas por
nós desenvolvidas. Trata-se de um ERP para
o mercado financeiro. Hoje, estamos entre
os únicos do mercado que têm todas essas
soluções via Internet. Não trabalhamos com
a tradicional instalação de sistemas.
SINFAC-SP: Como foi este cami-
nho de adaptação do que vocês já fa-
ziam para bancos, agora também para Ricardo Barros Mendes afirma que o fomento comercial passou a ser um dos focos de sua
clientes de fomento comercial? empresa em 2019, principalmente em função da ESC
Revista do SINFAC-SP • nº 43 • Janeiro | Fevereiro | Março 2020