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MERCADO





          informação não mais dependerá de uma   “Hoje  há em  torno de  25 adquirentes   cializar a indústria de recebíveis, colocan-
          solicitação  pontual ou esporádica  para   e 300 subadquirentes no Brasil graças, em   do um pouco de ordem nessa atividade e
          uma adquirente ou contraparte”, comple-  grande parte, ao  incentivo dado  nos últi-  resolvendo problemas ligados, por exem-
          menta Marsillac.                   mos anos pelo Banco Central. Todas essas   plo, às barreiras criadas pela trava bancá-
                                             empresas perceberam a importância de ne-  ria e ao desrespeito ao domicílio bancário,
          SINDICATOS                         gociar esses recebíveis de cartão de crédito,   mudanças que darão  mais  segurança às
             Considerada fundamental para o suces-  passando a fazer parcerias com instituições   operações”, afirma o presidente da ABECS,
          so deste novo front que se abre para o setor,   financeiras, FIDCs e Factorings, para levar   Pedro Coutinho.
          a parceria entre a CERC Central de Recebí-  funding aos estabelecimentos,  lastreados   O  segmento  de  recebíveis  de  car-
          veis e os sindicatos visa expandir o acesso de   nesses direitos creditórios”, salientou.  tão vai continuar crescendo, visto que
          todo o fomento comercial a esta inovação,                            hoje os  meios de  pagamento digitais
          “evitando assim a cobrança de tarifas que   LIVRE CONCORRÊNCIA       já  representam entre  40% e  45% das
          pudessem  ser  onerosas, para remunerar   Entidade que congrega 95% da cadeia   transações, enquanto o dinheiro em
          uma estrutura maior e dar conta desse rela-  produtiva de  meios de  pagamento  –  res-  espécie está em patamar parecido, com
          cionamento pulverizado”, enfatiza o gestor.  ponsável por movimentar 30% do PIB – e   tendência de queda nos próximos anos
             Para o advogado Giancarllo Melito,   incentivadora da livre concorrência, a Asso-  para algo entre  10% e  15%. “A indús-
          sócio do escritório Barcellos Tucunduva   ciação Brasileira das Empresas de Cartões   tria de meios de pagamento digitais vai
          Advogados, o acesso do setor à aquisi-  de Crédito e Serviços (ABECS) posiciona-se   crescer e responder por 60% dos gastos
          ção de  recebíveis de cartão  representa   favorável à entrada do fomento comercial   das famílias brasileiras até 2022, e com
          uma  das mais bruscas  transformações   no mercado de recebíveis de cartão.  o  PIX,  esta porcentagem poderá  ser
          dos últimos anos.                    “A Circular do BACEN veio para ofi-  maior”, projeta Coutinho.
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                                         Revista do SINFAC-SP • nº 45 • Julho | Agosto | Setembro 2020
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