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MERCADO
informação não mais dependerá de uma “Hoje há em torno de 25 adquirentes cializar a indústria de recebíveis, colocan-
solicitação pontual ou esporádica para e 300 subadquirentes no Brasil graças, em do um pouco de ordem nessa atividade e
uma adquirente ou contraparte”, comple- grande parte, ao incentivo dado nos últi- resolvendo problemas ligados, por exem-
menta Marsillac. mos anos pelo Banco Central. Todas essas plo, às barreiras criadas pela trava bancá-
empresas perceberam a importância de ne- ria e ao desrespeito ao domicílio bancário,
SINDICATOS gociar esses recebíveis de cartão de crédito, mudanças que darão mais segurança às
Considerada fundamental para o suces- passando a fazer parcerias com instituições operações”, afirma o presidente da ABECS,
so deste novo front que se abre para o setor, financeiras, FIDCs e Factorings, para levar Pedro Coutinho.
a parceria entre a CERC Central de Recebí- funding aos estabelecimentos, lastreados O segmento de recebíveis de car-
veis e os sindicatos visa expandir o acesso de nesses direitos creditórios”, salientou. tão vai continuar crescendo, visto que
todo o fomento comercial a esta inovação, hoje os meios de pagamento digitais
“evitando assim a cobrança de tarifas que LIVRE CONCORRÊNCIA já representam entre 40% e 45% das
pudessem ser onerosas, para remunerar Entidade que congrega 95% da cadeia transações, enquanto o dinheiro em
uma estrutura maior e dar conta desse rela- produtiva de meios de pagamento – res- espécie está em patamar parecido, com
cionamento pulverizado”, enfatiza o gestor. ponsável por movimentar 30% do PIB – e tendência de queda nos próximos anos
Para o advogado Giancarllo Melito, incentivadora da livre concorrência, a Asso- para algo entre 10% e 15%. “A indús-
sócio do escritório Barcellos Tucunduva ciação Brasileira das Empresas de Cartões tria de meios de pagamento digitais vai
Advogados, o acesso do setor à aquisi- de Crédito e Serviços (ABECS) posiciona-se crescer e responder por 60% dos gastos
ção de recebíveis de cartão representa favorável à entrada do fomento comercial das famílias brasileiras até 2022, e com
uma das mais bruscas transformações no mercado de recebíveis de cartão. o PIX, esta porcentagem poderá ser
dos últimos anos. “A Circular do BACEN veio para ofi- maior”, projeta Coutinho.
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Revista do SINFAC-SP • nº 45 • Julho | Agosto | Setembro 2020