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ENTREVISTA
LIÇÃO DA APMA: EM MOMENTOS
CRÍTICOS, REVISAR ESTRATÉGIAS
PODE SER MELHOR SAÍDA
Fundada em 2015 e focada no atendimento de clientes de pequeno porte do comércio
varejista e da indústria, empresa se adaptou à nova realidade imposta pela pandemia
ssim que suas operações come- Mercantil, Lavoro FIDC e BRR FIDC, o em- radigma busca entender completamente a
çaram a acusar o golpe disferido presário decidiu, a partir de maio de 2015, necessidade de cada cliente, para melhor
Alogo no início da pandemia de iniciar seu voo solo com a APMA, nome atendê-lo, sempre com total transparência
Covid-19, em fevereiro deste ano, a pau- formado pela fusão das iniciais dos filhos e agilidade. A estrutura da empresa é bem
listana APMA Fomento Mercantil foi Antonio Pedro e Maria Antonia. enxuta e permanece a mesma até hoje.
obrigada a mudar radicalmente a estraté- Estabelecida no bairro de Moema,
gia traçada para 2020 – abandonou a ideia zona sul da Capital, a factoring nasceu SINFAC-SP: Qual é o perfil pre-
de crescer com uma boa rentabilidade e com o intuito de atender especificamente dominante dos clientes e por que o
focou-se na recuperação de crédito e na empresas de pequeno porte do comércio senhor tem apostado nos segmentos
proteção do seu capital. varejista e da indústria dos mais diver- atendidos?
Embora a liquidez das operações te- sos segmentos de mercado, geralmente Cambraia: Trabalhamos com empre-
4 nha sido seriamente afetada, ela foi ree- deixadas à margem do acesso ao crédito, sas de pequeno porte dos mais diversos
quilibrada a partir da adoção de medidas pelas tradicionais instituições do sistema segmentos do comércio e da indústria, vis-
restritivas. “Passamos os meses seguintes financeiro. A tática deu muito certo. to que sempre foram – e ainda continuam
realizando um acompanhamento muito sendo – muito mal atendidas pelos bancos
próximo da situação de cada um dos nos- SINFAC-SP: Como tem sido a evo- e demais empresas de crédito do mercado.
sos clientes. Esta iniciativa ajudou gradu- lução da empresa nestes primeiros
almente a trazer o capital de volta para o cinco anos de atividade? Qual filoso- SINFAC-SP: Pouco mais de um ano
caixa da empresa”, afirma o proprietário fia de trabalho vem sendo adotada? e meio após a entrada em vigor da
Carlos Augusto Cambraia. Cambraia: A APMA registrou um Empresa Simples de Crédito, como a
Formado em marketing, com 25 anos crescimento contínuo desde a sua funda- APMA analisa este mercado e a possi-
de experiência no setor e passagem por Cro- ção, já tendo atingido os objetivos traça- bilidade de entrar nele?
nus Fomento Mercantil, Projefin Fomento dos lá no início das atividades. Nosso pa- Cambraia: Considero a ESC um seg-
mento muito promissor, pois abriu pos-
sibilidades de operações de crédito que
não temos no Fomento Comercial. Mas,
por ser uma lei recente, ainda precisará
passar por reformulações. Estamos acom-
panhando a evolução desse modelo de
negócio e, quem sabe em um futuro pró-
ximo, poderemos iniciar uma operação.
SINFAC-SP: Que estratégias o se-
nhor tem projetado para a APMA e
que impactos espera para as suas ope-
rações?
Cambraia: Estamos atentos a todas
as mudanças que vêm ocorrendo, princi-
palmente no mercado de crédito, e a par-
Cambraia: Em 2021, gestor projeta incrementar ações para voltar a crescer de forma sustentável
Revista do SINFAC-SP • nº 46 • Outubro | Novembro | Dezembro 2020