Page 4 - Revista do SINFAC-SP 46
P. 4

ENTREVISTA




                      LIÇÃO DA APMA: EM MOMENTOS


                     CRÍTICOS, REVISAR ESTRATÉGIAS


                              PODE SER MELHOR SAÍDA



              Fundada em 2015 e focada no atendimento de clientes de pequeno porte do comércio
               varejista e da indústria, empresa se adaptou à nova realidade imposta pela pandemia

                 ssim que  suas operações come-  Mercantil, Lavoro FIDC e BRR FIDC, o em-  radigma busca entender completamente a
                 çaram a acusar o golpe disferido   presário decidiu, a partir de maio de 2015,   necessidade de cada cliente, para melhor
          Alogo  no  início da  pandemia de   iniciar  seu  voo  solo com a  APMA,  nome   atendê-lo, sempre com total transparência
          Covid-19, em fevereiro deste ano, a pau-  formado pela fusão das iniciais dos filhos   e agilidade. A estrutura da empresa é bem
          listana  APMA  Fomento  Mercantil  foi   Antonio Pedro e Maria Antonia.  enxuta e permanece a mesma até hoje.
          obrigada a mudar radicalmente a estraté-  Estabelecida  no  bairro  de  Moema,
          gia traçada para 2020 – abandonou a ideia   zona  sul da  Capital, a  factoring  nasceu   SINFAC-SP:  Qual é o  perfil  pre-
          de crescer com uma boa rentabilidade e   com o intuito de atender especificamente   dominante dos clientes e  por que o
          focou-se na recuperação de crédito e na   empresas de pequeno porte do comércio   senhor tem apostado nos segmentos
          proteção do seu capital.           varejista e da  indústria dos  mais diver-  atendidos?
             Embora a liquidez das operações te-  sos  segmentos de  mercado, geralmente   Cambraia: Trabalhamos com empre-
     4    nha sido seriamente afetada, ela foi ree-  deixadas à margem do acesso ao crédito,   sas de  pequeno  porte dos  mais diversos
          quilibrada a partir da adoção de medidas   pelas tradicionais instituições do sistema   segmentos do comércio e da indústria, vis-
          restritivas. “Passamos os meses seguintes   financeiro. A tática deu muito certo.   to que sempre foram – e ainda continuam
          realizando  um acompanhamento  muito                                 sendo – muito mal atendidas pelos bancos
          próximo da situação de cada um dos nos-  SINFAC-SP: Como tem sido a evo-  e demais empresas de crédito do mercado.
          sos clientes. Esta iniciativa ajudou gradu-  lução da empresa  nestes  primeiros
          almente a trazer o capital de volta para o   cinco anos de atividade? Qual filoso-  SINFAC-SP: Pouco mais de um ano
          caixa da empresa”, afirma o proprietário   fia de trabalho vem sendo adotada?  e  meio após  a entrada  em  vigor  da
          Carlos Augusto Cambraia.             Cambraia: A APMA  registrou  um   Empresa  Simples  de  Crédito, como a
             Formado em marketing, com 25 anos   crescimento contínuo desde a sua funda-  APMA analisa este mercado e a possi-
          de experiência no setor e passagem por Cro-  ção, já tendo atingido os objetivos traça-  bilidade de entrar nele?
          nus Fomento Mercantil, Projefin Fomento   dos lá no início das atividades. Nosso pa-  Cambraia: Considero a ESC um seg-
                                                                               mento muito promissor, pois abriu pos-
                                                                               sibilidades de operações de crédito que
                                                                               não temos no Fomento Comercial. Mas,
                                                                               por ser uma  lei recente, ainda precisará
                                                                               passar por reformulações. Estamos acom-
                                                                               panhando a evolução desse  modelo de
                                                                               negócio e, quem sabe em um futuro pró-
                                                                               ximo, poderemos iniciar uma operação.

                                                                                  SINFAC-SP:  Que estratégias o  se-
                                                                               nhor  tem projetado para  a APMA  e
                                                                               que impactos espera para as suas ope-
                                                                               rações?
                                                                                  Cambraia:  Estamos atentos a  todas
                                                                               as mudanças que vêm ocorrendo, princi-
                                                                               palmente no mercado de crédito, e a par-
          Cambraia: Em 2021, gestor projeta incrementar ações para voltar a crescer de forma sustentável


                                       Revista do SINFAC-SP • nº 46 • Outubro | Novembro | Dezembro 2020
   1   2   3   4   5   6   7   8   9