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4 CAPA
FOMENTO 4.0
Conheça soluções criadas pelas empresas do fomento
para dar agilidade e assertividade às operações “A digitalização não modifica o
formato de consumo do mercado,
mas dá mais eficiência para o mesmo
formato, dando mais celeridade
e assertividade para o setor”
Carlos Eduardo Benítez,
Operações integradas, realizadas em poucos do BMP Money Plus
minutos, eficientes e muito seguras. Esse
é um retrato atual do setor de fomento.
Mas, nem sempre foi assim. Houve um
tempo em que uma simples análise de
crédito levava dias para ficar pronta e eram
necessários espaços cada vez maiores
para arquivar a papelada. Sem falar na
mão de obra e no dinheiro consumido com
processos mecânicos e pouco assertivos.
“No início, 50% das operações eram cheques Hoje, cheques de varejo foram substituí-
e os 50% restantes, duplicatas físicas que dos pelo cartão de crédito e as duplicatas
precisavam ser assinadas também fisica- começaram a circular em ambiente digital
mente. Tínhamos dois motoqueiros para com assinatura eletrônica. Além disso,
levar o malote e uma grande recepção para softwares de gestão do setor passaram a
atender os clientes e receber os documen- desenvolver a remessa das operações e
tos”, explica o presidente do SINFAC-SP, documentos de forma totalmente eletrônica.
Hamilton de Brito Jr., que atua há mais de Mudanças que trouxeram mais agilidade,
duas décadas no fomento e se recorda ganhos de escala, reduziram estruturas e
de inúmeras histórias que exemplificam burocracias. “Acredito que foi essa evolução
o tamanho da evolução das empresas. “A que nos fez avançar em relação aos bancos.
remessa da operação para escolha de títulos Conseguíamos receber, analisar e pagar as
era feita por um borderô datilografado ou operações em poucas horas. Começamos a
manuscrito, enviado por fax, juntamente operar como Fintechs, muito antes delas se
com os documentos. Lembro que tínha- tornarem uma realidade”, acredita Hamilton.
mos uma sala com uma grande bateria
de fax e um funcionário só para organizar Carlos Eduardo Benítez, do BMP Money Plus,
toda essa documentação”, recorda-se. empresa que oferece diversas soluções para
os associados SINFAC-SP, vê na tecnologia
o melhor aliado para procurar alternativas
para os clientes e construir os produtos
que os empresários de fato estão precisan-
do. “Ela nos ajuda a criar possibilidades, a Para Carlos, o setor não pode se limitar à
interconectar parceiros e clientes”, explica. antecipação de recebíveis, mas, sim, se apre-
sentar como um provedor de alternativas às
empresas. “O primeiro passo é entender o
que o cliente precisa. Muitas vezes, ele aceita
aquilo que você tem porque não encontra
aquilo que ele precisa. Com a tecnologia, isso
pode mudar”, acredita Carlos. “A digitali-
“Ela nos ajuda a criar possibilidades,
a interconectar parceiros e clientes”
REVISTA DO SINFAC / SÃO PAULO