Page 4 - Revista do SINFAC-SP 48
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4           CAPA








        FOMENTO 4.0



        Conheça soluções criadas pelas empresas do fomento
        para dar agilidade e assertividade às operações                        “A digitalização não modifica o
                                                                               formato de consumo do mercado,
                                                                               mas dá mais eficiência para o mesmo
                                                                               formato, dando mais celeridade
                                                                               e assertividade para o setor”

                                                                               Carlos Eduardo Benítez,
        Operações integradas, realizadas em poucos                             do BMP Money Plus
        minutos, eficientes e muito seguras. Esse
        é um retrato atual do setor de fomento.
        Mas, nem sempre foi assim. Houve um
        tempo em que uma simples análise de
        crédito levava dias para ficar pronta e eram
        necessários espaços cada vez maiores
        para arquivar a papelada. Sem falar na
        mão de obra e no dinheiro consumido com
        processos mecânicos e pouco assertivos.

        “No início, 50% das operações eram cheques   Hoje, cheques de varejo foram substituí-
        e os 50% restantes, duplicatas físicas que   dos pelo cartão de crédito e as duplicatas
        precisavam ser assinadas também fisica-  começaram a circular em ambiente digital
        mente. Tínhamos dois motoqueiros para   com assinatura eletrônica. Além disso,
        levar o malote e uma grande recepção para   softwares de gestão do setor passaram a
        atender os clientes e receber os documen-  desenvolver a remessa das operações e
        tos”, explica o presidente do SINFAC-SP,   documentos de forma totalmente eletrônica.
        Hamilton de Brito Jr., que atua há mais de   Mudanças que trouxeram mais agilidade,
        duas décadas no fomento e se recorda   ganhos de escala, reduziram estruturas e
        de inúmeras histórias que exemplificam   burocracias. “Acredito que foi essa evolução
        o tamanho da evolução das empresas. “A   que nos fez avançar em relação aos bancos.
        remessa da operação para escolha de títulos   Conseguíamos receber, analisar e pagar as
        era feita por um borderô datilografado ou   operações em poucas horas. Começamos a
        manuscrito, enviado por fax, juntamente   operar como Fintechs, muito antes delas se
        com os documentos. Lembro que tínha-  tornarem uma realidade”, acredita Hamilton.
        mos uma sala com uma grande bateria
        de fax e um funcionário só para organizar   Carlos Eduardo Benítez, do BMP Money Plus,
        toda essa documentação”, recorda-se.    empresa que oferece diversas soluções para
                                            os associados SINFAC-SP, vê na tecnologia
                                            o melhor aliado para procurar alternativas
                                            para os clientes e construir os produtos
                                            que os empresários de fato estão precisan-
                                            do. “Ela nos ajuda a criar possibilidades, a   Para Carlos, o setor não pode se limitar à
                                            interconectar parceiros e clientes”, explica.   antecipação de recebíveis, mas, sim, se apre-
                                                                               sentar como um provedor de alternativas às
                                                                               empresas. “O primeiro passo é entender o
                                                                               que o cliente precisa. Muitas vezes, ele aceita
                                                                               aquilo que você tem porque não encontra
                                                                               aquilo que ele precisa. Com a tecnologia, isso
                                                                               pode mudar”, acredita Carlos. “A digitali-






                                                                           “Ela nos ajuda a criar possibilidades,
                                                                            a interconectar parceiros e clientes”



        REVISTA DO SINFAC / SÃO PAULO
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