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INTERAÇÃO
CONTADORES VÃO
CONHECER MELHOR O
FOMENTO COMERCIAL
Acordo com essa finalidade foi firmado entre o SINFAC-SP
e o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo
undamentais para o sucesso de um
negócio, qualquer que seja o seu
Framo, os profissionais contábeis atu-
antes em território paulista agora terão no-
vos subsídios para realizar um bom traba-
lho voltado às factorings e securitizadoras.
O projeto para isso começou a nascer
no ano passado, e agora entra em nova
fase, com a aceitação formal do Sindicato
como capacitador credenciado a desenvol-
ver atividades educativas para os contado- Marcia, Hamilton e Garutti: foco na
res, posição pela primeira vez ocupada por educação continuada
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uma entidade fora do segmento contábil. dupla. “Ao mesmo tempo em que os conta-
“É nítida a relação existente entre os dores conhecerão melhor as peculiaridades
dois setores, pois o fomento comercial vem operacionais e tributárias de factorings e
se profissionalizando a passos largos, ob- securitizadoras, nosso setor tende a con-
tendo uma exposição gigantesca, principal- tar cada vez mais com profissionais e es-
mente em função do combate aos crimes critórios bem preparados para atendê-las”,
de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e pondera Hamilton de Brito Junior (Credere
terrorismo, exercido pelo COAF”, justifica a Consultoria e Fomento Mercantil).
presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar. Como exemplo de mecanismos para
Responsável pelo registro, fiscalização favorecer esse intercâmbio no âmbito do
e desenvolvimento de atividades que va- acordo, ele cita a exibição da comédia
lorizem os 150 mil contadores e as 21 mil “Factoring: Mitos e Verdades”, que o gru-
empresas da área espalhadas pelo estado de po Cia Te-Ato de Teatro vem encenando
São Paulo, o órgão tem na educação conti- nos últimos anos para vários grupos de
nuada um dos pontos fortes de sua atuação, estudantes e categorias profissionais.
aspecto considerado por Marcia altamente Durante a assinatura do contrato, rea-
sinérgico com o perfil do SINFAC-SP. lizada na sede do SINFAC-SP em 19 de fe-
“Essa coincidência de propósitos fica vereiro, igualmente se pronunciou outro
evidente, por exemplo, na preocupação nome do fomento comercial que, além de
de ambas as entidades em manter seus formado em contabilidade, é empresário
representados atualizados, conforme de- ativo deste setor, o 1º vice-presidente do
monstra a constante realização de cur- Sindicato, Marcus Jair Garutti (Iguassu
sos, agora também via Ensino a Distância Fomento Mercantil).
(EAD)”, afirmou a dirigente. “Esse acordo representa uma impor-
Na avaliação do presidente do Sindi- tante quebra de paradigma e foi tratado
cato, empresário cuja formação acadêmi- com grande receptividade por parte do
ca inclui justamente a contabilidade, esse CRCSP, desde o início das nossas tratati-
acordo enseja uma interessante via de mão vas”, comemorou.
Revista do SINFAC-SP • nº 40 • Janeiro|Fevereiro|Março 2019