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PONTO DE VISTA
Nelson Juliano Schaefer Martins
CÓDIGO DE ÉTICA, FUNDAMENTAL
PARA O FOMENTO COMERCIAL
s registros indicam – e a sociedade Os episódios diariamente divulgados pelos ca-
brasileira é testemunha – que desde a nais de mídia são eloquentes e sugerem que o setor
Ofundação e instituição da ANFAC, do empresarial, aí forçosamente incluídas as empresas
SINFAC-SP e dos demais sindicatos representativos de fomento comercial e de securitização, defina
do fomento comercial, predomina a orientação de para si novos padrões éticos de relacionamento,
suas lideranças para que empresários e operadores, inclusive influenciando os demais setores sociais a
atentos à finalidade econômica e social dos contra- que façam o mesmo.
tos, observem os princípios dos bons costumes, da Afinal, a infração às normas legais e regulamen-
boa-fé, cooperação, lealdade e segurança. tares põe em risco a atividade empresarial, causa
O comportamento ético nas empresas de fo- prejuízos econômicos e financeiros e compromete,
mento comercial e de securitização de crédito às vezes irremediavelmente, imagem e reputação.
Nelson Juliano consistente no respeito aos clientes, fornecedores A instituição do Código de Ética pelo SINFAC-SP
Schaefer Martins
é advogado e e empregados, no cumprimento das obrigações representa um avanço do setor por reacender o debate
membro notável contratuais e tributárias e na atuação com transpa- e provocar a disseminação do movimento de respon-
do Conselho rência, legalidade e probidade. Estas atitudes asse- sabilidade social empresarial. Isto corresponde a um
de Ética do
SINFAC-SP. guram e afirmam a credibilidade, daí resultando na triunfo ideológico, por difundir e divulgar a cultura da
Desembargador indispensável confiança conquistada no mercado. transparência e propiciar a implantação e estrutura-
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presidiu o A recomendação das entidades apoia-se na es- ção de um ambiente preventivo e estimulador do de-
Tribunal de tratégia baseada em verdade e transparência, prá- senvolvimento econômico sustentável.
Justiça do Estado ticas não abusivas, fornecimento de informações As micro, pequenas e médias empresas, pre-
de Santa Catarina
entre 2014 e claras, comunicação abrangente e cumprimento e ferenciais clientes do fomento comercial, são be-
2016. observância dos direitos e deveres. Obedecer a es- neficiárias da política de ética implementada pelo
tes mandamentos é fundamental para conquistar SINFAC-SP, dentre outras razões, pelo incremento
o respeito e a reputação tão necessários para atuar das relações de confiança mais estáveis e lucrativas,
no ramo. melhoria das experiências de compra e venda de
A Assembleia Geral do SINFAC-SP, realizada em direitos creditórios, aumento de confiança e reci-
18 de abril de 2017, a qual aprovou o Código de Ética procidade e consolidação da reputação comercial e
e criou seu Conselho de Ética, oficializou e tornou empresarial favorável.
concreta a orientação que de fato já vigorava como A instituição do Código de Ética pelo SINFAC-SP
norma consensual. A partir de então, porém, os simboliza uma espécie de pacto empresarial pela in-
princípios éticos e as regras básicas de regulamenta- tegridade, engaja o segmento no caminho sem retor-
ção legal do segmento tornaram-se explícitos e pas- no pela erradicação do mal da corrupção e da ilegali-
saram a orientar formalmente a conduta daqueles dade e insere definitivamente o sindicato paulista no
filiados que exercem as atividades de empresas de cenário da luta pela estabilidade, responsabilidade
fomento comercial e de securitização de crédito. social e interesse comum na direção do desenvolvi-
Ora, discernir o que é certo e errado, observar a mento, tendo por pano de fundo o investimento e a
questão do ponto de vista do outro, evitar a omissão competitividade.
de informações relevantes e o exagero nas vanta- A consolidação da atividade econômica no
gens de sua prestação de serviços, prevenir o pre- ambiente da ética e da decência contribui para o
juízo ao cliente e rejeitar a prática de ações desleais desenvolvimento do país e atende às aspirações so-
são exemplos de comportamentos que refletem ciais de emprego, renda e arrecadação tributária em
valores a repercutir para a construção da reputação sintonia com o desejo da nação brasileira por ins-
da empresa. Tais atitudes, por outro lado, represen- tituições sólidas, eficientes e democráticas. Neste
tam menos tempo e dinheiro gasto com a defesa de sentido, sociedade, Estado, governo e empreende-
eventuais comportamentos não éticos. dores saem fortalecidos.
Revista do SINFAC-SP • nº 40 • Janeiro|Fevereiro|Março 2019