Page 4 - Revista do SINFAC-SP 43
P. 4

ENTREVISTA




                  CONSERVADORA, PORÉM ARROJADA




                  Com três décadas de história, guarulhense Dantry Factoring Fomento Comercial
                   trabalha com portfólio formado por maioria de clientes do segmento industrial



                 esde o seu primeiro dia de ope-  1990, quando o Brasil
                 ração, em abril de 1990, o con-  enfrentava  grandes
          Dservadorismo e a visão de longo   dificuldades,  fase em
          prazo têm norteado a trajetória e a filo-  que  muitas empresas
          sofia de  trabalho da  Dantry.  Ainda que   e pessoas foram pegas
          esta decisão pareça longe de ser arrojada   de  surpresa  pelo ato
          em um setor bastante competitivo, os nú-  do então  presidente
          meros da empresa sediada em Guarulhos   Fernando  Collor de
          mostram o contrário.               Mello.  À  época,  com
             A começar  pela diminuta estrutura   o confisco das cader-
          do  negócio,  iniciado sem clientes e co-  netas de  poupança,
          laboradores e  funcionando em  um es-  milhares de  brasilei-
          critório de apenas 30 metros quadrados,   ros perderam  tudo,
          administrado pelo casal de sócios Fran-  ficando apenas com
          cisco Carlos e Eliana Oliveira de Aguiar.   o dinheiro do  bolso
     4
          Três décadas mais tarde, conta com uma   ou,  eventualmente,
          equipe de 12 funcionários e sede própria   pequenas economias
          de 400 metros quadrados.           guardadas em casa.
             De lá para cá, a Dantry provou uma   Diante do cenário
          grande evolução em  sua carteira de   que o  país enfrentava
          clientes,  formada principalmente por   e pelo pouco  conhe-
          empresas do  segmento  industrial,  cuja   cimento que  se  tinha
                                                                  Para Bruna, o risco mais elevado para os negócios, em
          predominância é explicada  pela origem   sobre factoring  na-  função da Covid-19, levou a empresa a reforçar a atenção
          profissional de Francisco.         quele momento – já   nas análises operacionais
             “Sempre nos preocupamos com o que   que apenas dois anos
          podíamos encontrar pela  frente,  incluin-  antes o Banco Central havia reconheci-  nossa equipe tem 12 funcionários e con-
          do o risco de liquidez dos nossos clientes.   do a nossa atividade –, identificamos a   ta com uma sede própria de 400 metros
          Portanto,  durante  nossa  trajetória,  pre-  oportunidade  do  mercado,  surgindo o   quadrados.  Registramos  uma grande
          ferimos agir com cautela, primando pela   interesse em investir em uma empresa   evolução  na  nossa carteira de clientes,
          filosofia de trabalhar muito para compen-  nova, um setor novo.      e os principais fatores para chegarmos a
          sar e manter o conservadorismo”, afirma a                            este patamar foram conservadorismo e
          administradora e atual diretora Bruna Tor-  SINFAC-SP: Como era a estrutura   muito trabalho.
          rado de Aguiar, representante da próxima   do  negócio  no começo das opera-
          geração desta empresa familiar, que desde   ções e em que patamar se encontra   SINFAC-SP:  Durante a  trajetória
          2015 vem sendo preparada para assumir os   atualmente?               da empresa, que mudanças positivas
          negócios,  inclusive a tarefa de ser porta-  Bruna:  Quando  surgiu, a estrutu-  e negativas vocês conseguiram cons-
          voz da companhia.                  ra da Dantry era basicamente formada   tatar no setor?
                                             pelos próprios sócios, com um escritó-  Bruna: A principal mudança positiva
             SINFAC-SP:  Como  se deu o  início   rio  pequeno, de aproximadamente  30   foi a maior profissionalização da ativida-
          da empresa, visto que o país passava   metros quadrados, ambiente que aten-  de.  A  negativa é que ainda  hoje  muitas
          por um momento conturbado no co-   dia às necessidades daquele momento,   empresas aceitam, de seus clientes, com-
          meço da década de 1990?            afinal a empresa começava do zero, sem   portamentos que apenas enfraquecem e
             Bruna: Tudo começou em abril de   uma carteira de clientes.  Atualmente,   prejudicam a si próprias e a todo o setor.


                                        Revista do SINFAC-SP • nº 43 • Janeiro | Fevereiro | Março 2020
   1   2   3   4   5   6   7   8   9