Page 29 - Revista do SINFAC-SP 48
P. 29

29















         “Vemos um bom caminho para se de-  DEMOCRATIZAÇÃO DO
        senvolver nos próximos meses. Está todo  SISTEMA FINANCEIRO
        mundo em adaptação, identificando opor-
        tunidades.  Não  estamos  falando  só  de  fi-  A regulamentação dos recebíveis de car-
        nanciadores tradicionais, tem todo um uni-  tões está em consonância com a Agenda
        verso de financiamento não tradicional, não  BC#, programa de democratização finan-
        ligado a bancos. E temos ajudado bastante  ceira do Banco Central para estimular a
        os players a trazerem ideias interessantes  prática de juros baixos, melhorias nos ser-
        para esse mercado, fugindo do tradicional.  viços financeiros e a ampliação de players
        Estou  muito  animada  para  o  que  vem  por  por meio, principalmente, da evolução tec-
        aí”, comenta Natalia Bertinat, diretora de  nológica para desenvolver questões estru-
        Produtos e Clientes na CERC, registradora  turais do sistema financeiro. Assim, essa
        parceira dos associados do SINFAC-SP.   nova norma que tem por objetivo final am-
                                            pliar e baratear o crédito a micro e peque-
        FOMENTO                             nas empresas, inclusive com redução do
        COMERCIAL                           spread bancário, também vem ao encontro
                                            de financiadores ávidos por uma fatia des-
         Segundo Natalia, toda a conexão sistêmi-  se mercado bilionário. Ou seja, por um lado
        ca, inclusive os testes de homologações e  há a possibilidade de novos negócios para
        entrada em produção, já foram realizados  um número irrestrito de players e aumento
        para que as empresas de factoring e se-  de operações, por outro, a tendência é de
        curitizadoras comecem a negociar rece-  haver queda de juros e, consequentemen-
        bíveis de cartões. “Desde que você tenha  te, de ganhos por operação.
        conexão tecnológica com a CERC, e tendo
        o opt in do seu cliente, já pode ter acesso   Para o presidente do SINFAC-SP, Hamil-
        a agenda”, afirma Natália. No caso das em-  ton de Brito Jr., as empresas de fomento
        presas simples de crédito (ESC), será pos-  comercial têm potencial para entrar neste
        sível se homologar por meio de um marke-  mercado principalmente pelo relaciona-
        tplace ou vendor (que fará a conexão com  mento mais próximo que têm com micro e
        a CERC) a partir da próxima janela de ho-  pequenas empresas. “Nossos empresários
        mologação, prevista para o final de agosto.  terão que planejar novos modelos de finan-
        Esta data também vale para as factorings e  ciamento para entrar neste segmento, com
        securitizadoras que ainda não estão dentro  juros menores frente a riscos mais baixos,
        do  modelo.  Os  associados  do  SINFAC-SP  mas de olho no volume de operações que se
        contam, desde 2020, com o benefício de  abre para quem atua no fomento. Estamos
        utilizar os serviços de avaliação, registro  muito animados e vamos, mais uma vez,
        e monitoramento de recebíveis oferecidos  prestar todo apoio necessário para o nosso
        pela CERC.                          setor se estruturar”, comenta Hamilton.

         De  acordo  com a  empresa, somente no   Na mesma linha, a CERC também entende
        primeiro mês de vigência da regra, os con-  que é seu papel colaborar para a formação
        tratos fechados entre lojistas e financiado-  desse novo mercado, levando conheci-
        res ficou acima do esperado, superando R$  mento para os seus clientes. “O ponto de
        100 bilhões.                        partida está dado, agora a gente precisa
                                            ser criativo em cima desse negócio e cria-
                                            tividade nesse mercado é o que não falta.
                                            A gente tem buscado mostrar as oportuni-
        “Desde que você tenha conexão       dades para os diferentes tipos de clientes”,
        tecnológica com a CERC,             comenta Natália.
        e tendo o opt in do seu cliente,
        já pode ter acesso a agenda”

        Natalia Bertinat,
        diretora de Produtos e Clientes na CERC

                                                                                   ANO XIV  •  Nº 48  •  ABRIL | MAIO | JUNHO  •  2021
   24   25   26   27   28   29   30   31   32