Page 3 - Revista do SINFAC-SP 49 - 30 anos
P. 3
3
30 ANOS DE
CONQUISTAS
DIRETORIA (2018-2022)
HAMILTON DE BRITO JUNIOR
Hamilton de Brito Jr. presidente do SINFAC-SP Presidente
MARCUS JAIR GARUTTI
1º Vice-Presidente
MARCOS LIBANORE CALDEIRA
Nosso sindicato chegou aos 30 anos de atividades e tenho a satisfação de testemu- 2º Vice-Presidente
nhar de perto, desde 2007, essa história de batalhas, inicialmente como vice dos queri-
dos Pio Daniele e Luiz Carlos Casante, profissionais com quem muito aprendo até hoje. LUIZ FERNANDO DIAS LYCARIÃO DA TRINDADE
São três décadas de conquistas para o setor e, consequentemente, para as MPEs, que Diretor Tesoureiro
não teriam sido possíveis sem as contribuições de muita gente que acreditou na força JOSÉ CARLOS FRANCISCO
do fomento comercial como agente importante para a economia do país. O reconheci- Diretor Secretário
mento de nossos associados é o que nos move e nos enche de responsabilidade para
sempre buscarmos as melhores soluções para o nosso mercado. O dia 27 de setembro MARIA ISABEL SALVIATI CAMARGO
Diretora Social e de Eventos
movimentou nossos grupos de WhatsApp com mensagens parabenizando a atuação
do SINFAC-SP que emocionaram a mim e a todos que fazem ou já fizeram parte desta MARCIO LIMA GONÇALVES
jornada. Não posso deixar de parabenizar os que estão no dia a dia do sindicato com a Diretor de Relações com o Mercado
maior presteza e dedicação, meus colegas de trabalho Carolina, Cristina, Jessica,La- EVERALDO MOREIRA
rissa, Roseane e Sandro. Diretor de Novos Negócios
Nesta edição, também celebramos o primeiro ano da ABRAFESC, associação da qual DIRETORIA SUPLENTE
fomos um dos sindicatos fundadores, com a certeza de que uma representação nacio- Fernando Regadas
Leandro Zen
nal do setor, em parceria com outras instituições, tem potencial para nos fortalecer Renato Cardili
ainda mais, principalmente em nossos pleitos junto às esferas públicas e profissio- Pio Daniele
nalização do segmento. Buscamos fazer uma edição que celebra o passado, analisa o Robinson Carneiro Cerqueira Leite
presente e olha para o futuro. Nesse sentido, a Pesquisa Perfil do Fomento Comercial, CONSELHO FISCAL
que publicamos aqui em primeira mão, é uma grande aliada para todos que trabalham Augusto Sabadin
no setor. Agradeço aos empresários de factorings, securitizadoras, ESCs e FIDCs que João dos Santos Caritá Júnior
se dedicaram a responder esse amplo levantamento. Saibam que são nessas contri- Willian Ranieri
buições que reside o espírito sindical e colaborativo.
CONSELHO FISCAL SUPLENTE
Alessandro Luiz Oliveira Azzoni
Temos lamentado que os ganhos já não são mais os mesmos, que a chegada de novos Doriana Pieri Bento
bancos e empresas de serviços financeiros têm tornado a concorrência ainda mais
apertada e jogado o fator para baixo. Mas vejam, há novos mercados ainda a serem ex- SINFAC-SP
Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil
plorados, como os empréstimos via Cédulas de Crédito Bancário, as CCBs. A pesquisa Factoring do Estado de São Paulo
demonstra que apenas 3% das factorings estão operando CCBs enquanto esses títulos Rua Líbero Badaró, 425 - conj. 183
já integram a rotina de 47% dos FIDCs. Fizemos uma live sobre o assunto, disponível no 01009-000 - São Paulo, SP
YouTube da ABRAFESC e, em outubro, teremos um webinário que também vai tratar do Tel: (11) 3105-0615
www.sinfacsp.com.br
tema. Nossa consultoria está à disposição de todos para que possam obter as informa- sinfacsp@sinfac-sp.com.br
ções necessárias e passem a oferecer mais este produto para seus clientes. Inclusive,
ele pode ser feito por intermédio do Banco de Negócios da ABRAFESC, que conta com EXPEDIENTE
equipe de atendimento que realmente entende do nosso setor.
CRISTINA ENGELS RODRIGUES
Gerente Administrativo Financeiro
Aproveito este espaço para convidar as empresas que atendem o fomento a partici-
parem do 1º Congresso ABRAFESC e do 14º Simpósio do SINFAC-SP, agendado para o PRODUÇÃO EDITORIAL
dia 19 de novembro. Estamos organizando uma programação presencial que vai atrair Massmedia (11) 5102-3999
massmedia@massmedia.com.br
empresários e profissionais de todo o país. Reservamos espaços de destaque para www.massmedia.com.br
que nossos patrocinadores possam apresentar seus produtos e serviços que tanto
contribuem para o contínuo aprimoramento do setor. Jornalista Responsável
Maykon Souza MTB 47.220-SP
Editor-assistente
Um forte abraço a todos e nos vemos em novembro! Rafaela Pires MTB 17.257 SP
IMPRESSÃO
Pifferprint
Tiragem: 1.000 exemplares
ANO XIV • Nº 49 • JULHO | AGOSTO | SETEMBRO • 2021