Page 34 - Revista do SINFAC-SP 50
P. 34
34 ESPAÇO ABRAFESC
ABRACARD É ALTERNATIVA
PARA EMPRESAS DO
FOMENTO NEGOCIAREM
RECEBÍVEIS DE CARTÕES
DE CRÉDITO
Sistema do SINFAC-SP já está recebendo pré-cadastro
das factorings, securitizadoras e ESCs interessadas
O SINFAC-SP desenvolveu uma plataforma para que as factorings,
securitizadoras e ESCs possam, finalmente, negociar antecipações
de recebíveis de cartões de crédito com toda a segurança prevista
na nova norma do Banco Central (Resolução 43.734/2019), em vigor
desde junho. Por meio do sistema do sindicato, será possível acessar
a agenda de recebíveis de cartões dos estabelecimentos comerciais
e de serviços do país e saber quais valores já estão comprometidos
com outros agentes financiadores, garantindo a unicidade da opera-
ção. Com acesso a essas informações, também é possível realizar
empréstimos tendo como garantia transações futuras, o chamado
crédito fumaça, uma vez que o histórico do tomador passa a ficar
disponível, trazendo maior previsibilidade para as negociações.
O sistema do SINFAC-SP recebeu o nome de ABRACARD, sina-
lizando a abertura de acesso às informações das operações
realizadas com cartões. O pré-cadastro deve ser feito pelo site:
precadastro.abracard.com.br com o CNPJ da empresa e arqui-
vos em PDF do contrato social e documento de identidade do
sócio. Também é necessário informar qual software gestor a
empresa usa, além de um e-mail e um telefone celular de con-
tato para onde será enviado um código validador por SMS.
O lançamento do ABRACARD foi feito no 14° Congresso do SINFAC-
-SP com apresentação da gerente do SINFAC-SP, Cristina Rodrigues
Engels, e participação da diretora de Produtos e Clientes da CERC,
registradora parceira do sindicato, Natalia Bertinart. O ABRACARD
já está homologado junto à CERC e foi desenvolvido em parceria com
a empresa de tecnologia MSYs. “Por meio da nossa API, as empre-
sas do segmento passam a ter conhecimento dos recebíveis de
cartões de crédito e podem decidir, com segurança e transparência,
antecipar esses valores para os seus clientes”, explica Cristina.
REVISTA DO SINFAC / SÃO PAULO