Page 7 - Revista do SINFAC-SP 51
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                                            “O resultado da ação deletéria     mil para sumir com os dados de cada CNPJ.
                                            dessas associações só              Numa conta rápida, se a gente estabelecer
                                            vamos conhecer no futuro. As       a média de R$ 2 mil por cliente e multiplicar
                                            empresas estão dando crédito       pelos 300 mil beneficiados pelo golpe, so-
                                            no escuro e só vão sentir o        mente aqui em São Paulo, chegamos à cifra
                                                                               de R$ 600 milhões. Isso é apenas uma parte
                                            impacto a médio prazo”             do que eles estão lucrando”, afirma Alves.

                                            José Carlos Alves, presidente do Instituto   Enquanto o problema segue sem solução, o
                                            de Protestos de São Paulo (IEPTB – SP)  consultor jurídico do SINFAC-SP, Alexandre
                                                                               Fuchs das Neves, orienta que as empresas
                                                                               façam consultas também no tabeliona-
                                                                               to de protestos. “O Judiciário não tem o
                                                                               poder de suprimir um protesto que já foi
                                                                               lavrado em cartório. O que ele faz é retirar
                                                                               do birô de crédito”, argumenta Alexandre.
                                                                               Também é importante, segundo ele, fazer
                                                                               uma busca nos Tribunais de Justiça e, até
                                                                               mesmo, usar o Google como aliado para
                                                                               reunir o máximo de informações sobre
                                                                               as empresas. Além, claro, de conversar
                                                                               com outros empresários do fomento.























































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