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                                            Outra inovação da lei, a dispensa da   de ser uma restrição absoluta e existe
                                            obrigatoriedade de rating, exceto nos   a possibilidade de fazer a operação
                                            casos de ofertas para o público em   em certos casos, desde que as cotas
                                            geral, não causa preocupação, segundo   sejam destinadas exclusivamente a
                                            Décio Bapttista Santos, co-fundador da   gestores qualificados ou profissionais”,
                                            Liberum Ratings Serviços Financeiros.   explicou Rubens, da ANFIDC, que
                                            “Isso é irrelevante, já que a resolução   também considerou uma “flexibilidade
                                            cria muitas novas oportunidades    importante” a possibilidade, expressa
                                            para as agências de classificação   na nova lei, dos fundos de direitos
                                            de risco de crédito”, disse ele.   creditórios poderem adquirir cotas de
                                                                               outros FIDCs. “Em geral, a lei aproxima
                                            Da mesma forma, é bem-vinda a      a realidade dos fundos brasileiros
                                            flexibilização da restrição à compra   ao cenário internacional”, avaliou.
                                            de crédito de partes relacionadas ao
        que a mudança foi justamente o que   gestor ou administrador do fundo. A lei
        possibilitou a abertura dos FIDCs   em vigor proíbe o administrador, gestor
        para o público. “Foi a introdução do   ou partes a eles relacionadas de ceder
        registro que pavimentou o caminho   ou originar direitos creditórios para os
        para a CVM liberar a captação dos   fundos nos quais atuem. “Isso deixou
        FIDCs junto a investidores do varejo”.




        COMO APROVEITAR O ATUAL


        CONTEXTO PARA TRILHAR

        UM CAMINHO DE SUCESSO?



        Antropólogo analisou o mercado e discutiu pontos essenciais para o crescimento



        “Pessoas de sucesso se empurram     viral ou o famoso boca a boca. “Como   vou em uma que é R$40. Na minha opinião
        para frente”. A frase é do professor,   eu posso transformar o cliente em   a picanha é igual, a costela é igual. Tudo
        antropólogo, empresário e consultor   um vendedor ativo? O cliente só vende   é exatamente igual. Qual é a diferença?
        de empresas, Luiz Almeida Marins,   o que ele não espera. Cliente não   O preço. Se é tudo igual, eu volto na de
        responsável pela palestra de        vende o que ele espera”, ressalta.   R$40 e recomendo a de R$40. Nada na de
        encerramento do XI Encontro Regional                                   R$50 me faria pagar R$10 reais a mais. A
        de Fomento Social. Com mais de 30   Para isso, é preciso avaliar outros fatores   diferença não está, necessariamente, no
        livros publicados no Brasil, Estados   além de preços e tarifas, como o nível de   produto, está na prestação do serviço”.
        Unidos, América Latina e Europa, Marins   atendimento, a entrega do que se promete
        se dedicou a analisar a influência do   e a qualidade do produto. A partir desses   Para Marins, a inteligência, o
        cenário global no nosso setor, mas   fatores determinantes, é necessário   conhecimento e o aprendizado são
        também trouxe elementos para ajudar os   analisar o cliente e o mercado por meio   fundamentais em todo esse processo de
        empresários a entender como é possível   de diagnósticos. É preciso saber o que   construção de sucesso. “O que separa
        se aproveitar do atual contexto para ser   eles querem para, em seguida, traçar as   o ser humano dos outros animais?
        mais efetivo e conseguir bons resultados.   melhores estratégias. “O cliente só paga   Primeiro, a inteligência. E, notem:
                                            a mais por uma coisa que ele perceba   tudo o que se refere à inteligência,
        A chave do sucesso, para ele, está em   que tem um valor e é benéfico para ele.   se refere à luz. ‘Vou esclarecer para
        não entregar apenas o que o cliente   Um exemplo simples que eu dou: eu   você’, ‘você é brilhante’. A inteligência é
        espera. É preciso ir além do esperado no   vou numa churrascaria que é R$50 por   um farol que ilumina o caminho’, dizia
        serviço, entender o que gera marketing   pessoa, vou em outra que é R$45, depois   Demócrito. É por esse caminho que vamos
                                                                               chegar aonde queremos”, explicou.





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