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Outra inovação da lei, a dispensa da de ser uma restrição absoluta e existe
obrigatoriedade de rating, exceto nos a possibilidade de fazer a operação
casos de ofertas para o público em em certos casos, desde que as cotas
geral, não causa preocupação, segundo sejam destinadas exclusivamente a
Décio Bapttista Santos, co-fundador da gestores qualificados ou profissionais”,
Liberum Ratings Serviços Financeiros. explicou Rubens, da ANFIDC, que
“Isso é irrelevante, já que a resolução também considerou uma “flexibilidade
cria muitas novas oportunidades importante” a possibilidade, expressa
para as agências de classificação na nova lei, dos fundos de direitos
de risco de crédito”, disse ele. creditórios poderem adquirir cotas de
outros FIDCs. “Em geral, a lei aproxima
Da mesma forma, é bem-vinda a a realidade dos fundos brasileiros
flexibilização da restrição à compra ao cenário internacional”, avaliou.
de crédito de partes relacionadas ao
que a mudança foi justamente o que gestor ou administrador do fundo. A lei
possibilitou a abertura dos FIDCs em vigor proíbe o administrador, gestor
para o público. “Foi a introdução do ou partes a eles relacionadas de ceder
registro que pavimentou o caminho ou originar direitos creditórios para os
para a CVM liberar a captação dos fundos nos quais atuem. “Isso deixou
FIDCs junto a investidores do varejo”.
COMO APROVEITAR O ATUAL
CONTEXTO PARA TRILHAR
UM CAMINHO DE SUCESSO?
Antropólogo analisou o mercado e discutiu pontos essenciais para o crescimento
“Pessoas de sucesso se empurram viral ou o famoso boca a boca. “Como vou em uma que é R$40. Na minha opinião
para frente”. A frase é do professor, eu posso transformar o cliente em a picanha é igual, a costela é igual. Tudo
antropólogo, empresário e consultor um vendedor ativo? O cliente só vende é exatamente igual. Qual é a diferença?
de empresas, Luiz Almeida Marins, o que ele não espera. Cliente não O preço. Se é tudo igual, eu volto na de
responsável pela palestra de vende o que ele espera”, ressalta. R$40 e recomendo a de R$40. Nada na de
encerramento do XI Encontro Regional R$50 me faria pagar R$10 reais a mais. A
de Fomento Social. Com mais de 30 Para isso, é preciso avaliar outros fatores diferença não está, necessariamente, no
livros publicados no Brasil, Estados além de preços e tarifas, como o nível de produto, está na prestação do serviço”.
Unidos, América Latina e Europa, Marins atendimento, a entrega do que se promete
se dedicou a analisar a influência do e a qualidade do produto. A partir desses Para Marins, a inteligência, o
cenário global no nosso setor, mas fatores determinantes, é necessário conhecimento e o aprendizado são
também trouxe elementos para ajudar os analisar o cliente e o mercado por meio fundamentais em todo esse processo de
empresários a entender como é possível de diagnósticos. É preciso saber o que construção de sucesso. “O que separa
se aproveitar do atual contexto para ser eles querem para, em seguida, traçar as o ser humano dos outros animais?
mais efetivo e conseguir bons resultados. melhores estratégias. “O cliente só paga Primeiro, a inteligência. E, notem:
a mais por uma coisa que ele perceba tudo o que se refere à inteligência,
A chave do sucesso, para ele, está em que tem um valor e é benéfico para ele. se refere à luz. ‘Vou esclarecer para
não entregar apenas o que o cliente Um exemplo simples que eu dou: eu você’, ‘você é brilhante’. A inteligência é
espera. É preciso ir além do esperado no vou numa churrascaria que é R$50 por um farol que ilumina o caminho’, dizia
serviço, entender o que gera marketing pessoa, vou em outra que é R$45, depois Demócrito. É por esse caminho que vamos
chegar aonde queremos”, explicou.
ANO XVI • Nº 57 • JULHO | AGOSTO | SETEMBRO • 2023