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ENTREVISTA
CRESCENDO, MAS SEM PERDER
A QUALIDADE DE VIDA
Funchal Factoring busca diversificar operações em cidades
da região de Atibaia, município para onde se transferiu em 2018
A com eles, no começo da Cred Solution eles cipal mudança vivida pela empresa ao
decisão de transferir a matriz
longo do tempo?
para a cidade de Atibaia, há um
consultavam nossos títulos para saber se
Marcelo: Na verdade, eu acho que
ano, materializou um desejo dos
indicávamos clientes para abrir conta lá, o
sócios da Funchal Factoring, o casal Mar- tinham ou não restrição. Em retribuição, no começo nós fomos bem mais devagar,
celo Leandro e Verônica Souza: ter uma que eliminava a necessidade de fazermos em comparação aos últimos três anos.
vida mais tranquila ao lado dos filhos TEDs ou DOCs, fator extra de agilidade e A gente pensava mais em segurança do
pequenos e pôr um fim às idas e vindas economia com taxas. que em expandir a operação, e isso foi
diárias para a Capital, iniciadas quando a mudando após a lapidação da análise de
família decidiu morar na conhecida terra SINFAC-SP: E o nascimento da crédito e o aprimoramento das confir-
das flores e morangos. Funchal propriamente dito, como foi? mações em maior escala. Soma-se a isso
Embora focasse mais os aspectos Marcelo: Com o passar do tempo, eu a gravação automática das ligações tele-
pessoais, a estratégia está dando certo e meu irmão começamos a divergir em al- fônicas para os sacados.
também em relação aos negócios, pois guns pontos e nosso pai abriu uma nova
4 ao mesmo tempo em que tem vantagens, empresa para mim, tendo minha mãe SINFAC-SP: E qual seria o traço ca-
como as crianças o tempo todo por perto, como sócia minoritária, até que eu me racterístico de que a Funchal não abre
os gestores da empresa contemplam um casasse com a Verônica e a colocasse divi- mão?
crescimento acumulado superior a 30% dindo a sociedade. Marcelo: Apesar de toda a tecnolo-
nos últimos três anos. gia disponível hoje em dia, a gente não
Resultados tão positivos já os animam SINFAC-SP: Como tem sido a divi- abre mão de conversar com o cliente, se-
a investir no fortalecimento de uma equi- são de tarefas entre vocês desde então? não fica uma relação muito fria. A ope-
pe comercial com atuação local, extensiva Marcelo: Eu sempre cuidei mais das ração tem de ser rápida, é verdade, mas
à chamada região Bragantina, composta visitas aos clientes, para relacionamento e você precisa estar sempre entrando em
por Perdões, Piracaia, Joanópolis, Mairi- análise das operações, e também aos ban- contato para saber como está o atendi-
porã e Franco da Rocha, como forma de cos, ficando com ela as partes administra- mento, se algo desagrada etc. Sem esses
diversificar geograficamente uma carteira tiva e de cobrança. cuidados, as coisas podem ir esfriando,
ainda concentrada 95% em São Paulo. esfriando, até você, simplesmente, per-
Com relação ao seu perfil favorito SINFAC-SP: Qual tem sido a prin- der o cliente.
de cliente, continuam prevalecendo as
metalúrgicas, indústrias de autopeças
e plásticos, para as quais a Funchal faz
questão de oferecer rapidez nos contatos
e nas operações em si, tudo isso aliado
a uma análise de crédito extremamente
criteriosa.
SINFAC-SP: Quando e como come-
çou a empresa?
Marcelo: Em 2002, meu pai, contador,
abriu a Cred Solution, dirigida por mim e
pelo meu irmão. Também houve um banco
importante em nossa história, a agência do
então BCN onde tínhamos conta. Graças Para o casal Marcelo Leandro e Verônica Souza (ao centro), embora a mudança de sede
para Atibaia tenha trazido mais tranquilidade para a família, será também fundamental para
ao nosso excelentemente relacionamento ampliar a abrangência da empresa rumo a outras cidades da região Bragantina
Revista do SINFAC-SP • nº 40 • Janeiro|Fevereiro|Março 2019