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ENTREVISTA




                       CRESCENDO, MAS SEM PERDER


                                   A QUALIDADE DE VIDA




                             Funchal Factoring busca diversificar operações em cidades
                          da região de Atibaia, município para onde se transferiu em 2018

          A                                  com eles, no começo da Cred Solution eles   cipal mudança vivida pela empresa ao
                 decisão de  transferir a  matriz
                                                                               longo do tempo?
                 para a cidade de Atibaia, há um
                                             consultavam  nossos  títulos  para  saber  se
                                                                                  Marcelo:  Na  verdade, eu acho que
                 ano, materializou um desejo dos
                                             indicávamos clientes para abrir conta lá, o
          sócios da Funchal Factoring, o casal Mar-  tinham  ou  não restrição.  Em retribuição,   no começo nós fomos bem mais devagar,
          celo Leandro e Verônica Souza: ter uma   que eliminava a  necessidade de  fazermos   em  comparação  aos  últimos  três  anos.
          vida  mais  tranquila ao  lado dos  filhos   TEDs ou DOCs, fator extra de agilidade e   A gente pensava mais em segurança do
          pequenos e pôr um fim às idas e vindas   economia com taxas.         que  em  expandir  a  operação,  e  isso  foi
          diárias para a Capital, iniciadas quando a                           mudando após a lapidação da análise de
          família decidiu morar na conhecida terra   SINFAC-SP:  E o  nascimento da   crédito e o aprimoramento das confir-
          das flores e morangos.             Funchal propriamente dito, como foi?  mações em maior escala. Soma-se a isso
             Embora  focasse  mais os aspectos   Marcelo: Com o passar do tempo, eu   a gravação automática das ligações tele-
          pessoais, a estratégia está dando certo   e meu irmão começamos a divergir em al-  fônicas para os sacados.
          também em  relação aos  negócios,  pois   guns pontos e nosso pai abriu uma nova
     4    ao mesmo tempo em que tem vantagens,   empresa  para mim,  tendo minha mãe   SINFAC-SP: E qual seria o traço ca-
          como as crianças o tempo todo por perto,   como  sócia  minoritária,  até que eu  me   racterístico de que a Funchal não abre
          os gestores da empresa contemplam um   casasse com a Verônica e a colocasse divi-  mão?
          crescimento acumulado  superior a  30%   dindo a sociedade.             Marcelo: Apesar de toda a tecnolo-
          nos últimos três anos.                                               gia disponível hoje em dia, a gente não
             Resultados tão positivos já os animam   SINFAC-SP: Como tem sido a divi-  abre mão de conversar com o cliente, se-
          a investir no fortalecimento de uma equi-  são de tarefas entre vocês desde então?  não fica uma relação muito fria. A ope-
          pe comercial com atuação local, extensiva   Marcelo: Eu sempre cuidei mais das   ração tem de ser rápida, é verdade, mas
          à chamada região Bragantina, composta   visitas aos clientes, para relacionamento e   você precisa estar sempre entrando em
          por Perdões, Piracaia, Joanópolis, Mairi-  análise das operações, e também aos ban-  contato para saber como está o atendi-
          porã e Franco da Rocha, como forma de   cos, ficando com ela as partes administra-  mento, se algo desagrada etc. Sem esses
          diversificar geograficamente uma carteira   tiva e de cobrança.      cuidados, as coisas podem ir esfriando,
          ainda concentrada 95% em São Paulo.                                  esfriando, até você, simplesmente, per-
             Com relação  ao  seu perfil  favorito   SINFAC-SP: Qual tem sido a prin-  der o cliente.
          de cliente, continuam  prevalecendo as
          metalúrgicas,  indústrias de autopeças
          e plásticos, para as quais a Funchal faz
          questão de oferecer rapidez nos contatos
          e nas operações em si, tudo isso aliado
          a uma análise de crédito extremamente
          criteriosa.

             SINFAC-SP:  Quando e como come-
          çou a empresa?
              Marcelo: Em 2002, meu pai, contador,
          abriu a Cred Solution, dirigida por mim e
          pelo meu irmão. Também houve um banco
          importante em nossa história, a agência do
          então  BCN onde  tínhamos conta.  Graças   Para o casal Marcelo Leandro e Verônica Souza (ao centro), embora a mudança de sede
                                             para Atibaia tenha trazido mais tranquilidade para a família, será também fundamental para
          ao  nosso excelentemente  relacionamento   ampliar a abrangência da empresa rumo a outras cidades da região Bragantina


                                         Revista do SINFAC-SP • nº 40 • Janeiro|Fevereiro|Março 2019
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