Page 33 - Revista do SINFAC-SP 57
P. 33
33
Revista do SINFAC-SP Revista do SINFAC-SP
O que motivou você a fundar a Midas? Quais os momentos que marcaram
sua trajetória com a Midas nesses
Maria Isabel Salviati - Optei por trabalhar mais de 21 anos de atividade?
no segmento de fomento porque sempre quis
ter um negócio próprio. Na minha bagagem Maria Isabel Salviati – Existem algumas
profissional, entregava grandes resultados passagens muito positivas que sempre
nas empresas por onde trabalhei e, por gosto de lembrar. Uma delas é a minha
isso, sentia que eu poderia ter o mesmo participação em entidades do setor que me
desempenho com a minha própria empresa. trouxeram grande experiência e contato
com as melhores práticas do mercado.
Revista do SINFAC-SP Participei da diretoria da ANFAC (Associação
Como foi esse processo? Nacional de Fomento Comercial), onde
fiquei por duas gestões. Em seguida, fui
Maria Isabel Salviati - Na época, eu e o chamada para integrar o quadro da diretoria
meu marido tínhamos um amigo que era do SINFAC-SP, onde estou até hoje. Essas
o principal sócio investidor de um FIDC de interações são muito saudáveis para a
grande porte. Ele nos falava muito bem Midas. Outro momento muito importante
sobre esse negócio e nos incentivava muito. para a história da empresa foi em 2020,
Somou-se a isso a minha experiência quando meu filho se tornou um dos sócios.
em serviços financeiros, a experiência Um jovem que trouxe uma experiência
empresarial do meu marido e o nosso importante obtida na XP Investimentos
desejo de termos um negócio em conjunto. e Quatá FIDC e que segue agregando
Fundamos a Midas no Centro de São Paulo, melhorias e inovações contínuas na Midas.
e depois de alguns anos, nos mudamos para
a Vila Mariana, onde estamos até hoje. Revista do SINFAC-SP
Como vê o atual momento do setor?
Revista do SINFAC-SP A inadimplência vem sendo motivo de
Qual a marca registrada da empresa? preocupação? Como se comportar?
Maria Isabel Salviati - A Midas é uma Maria Isabel Salviati – O cenário atual
empresa muito conectada com o que há de do país para o segmento não permite
mais moderno no mercado. Oferecemos amadorismo. Se o negócio não tiver uma
produtos inovadores, desde a mais comum excelente gestão, com foco no risco e fraude,
antecipação de duplicatas e contratos, não se sustenta. Vivemos um momento de
passando por contas digitais, contas altíssima inadimplência e retração do crédito
Escrow, capital de giro com CCB e Notas dos bancos, o que deve prejudicar ainda mais
Comerciais. Recentemente, começamos a vida dos empresários do Brasil. O momento
a atuar também no mercado de CRI. Além é difícil também por causa das recuperações
disso, somos fortes em parcerias comerciais judiciais das empresas exigindo que sejamos
com bancos e plataformas digitais. Atuamos mais rigorosos na concessão do crédito, e as
com indústrias de pequeno e médio receitas devem ter ‘gordura’ suficiente para
porte e empresas de serviços em vários compensar as crescentes perdas de crédito.
estados, com foco na região Sudeste. Nós, na Midas, temos índices normais porque
estamos sendo mais rigorosos no crédito.
ANO XVI • Nº 57 • JULHO | AGOSTO | SETEMBRO • 2023