Page 33 - Revista do SINFAC-SP 57
P. 33

33


















                              Revista do SINFAC-SP                Revista do SINFAC-SP
                              O que motivou você a fundar a Midas?   Quais os momentos que marcaram
                                                                 sua trajetória com a Midas nesses
                             Maria Isabel Salviati - Optei por trabalhar   mais de 21 anos de atividade?
                             no segmento de fomento porque sempre quis
                             ter um negócio próprio. Na minha bagagem   Maria Isabel Salviati – Existem algumas
                             profissional, entregava grandes resultados   passagens muito positivas que sempre
                             nas empresas por onde trabalhei e, por   gosto de lembrar. Uma delas é a minha
                             isso, sentia que eu poderia ter o mesmo   participação em entidades do setor que me
                             desempenho com a minha própria empresa.  trouxeram grande experiência e contato
                                                                 com as melhores práticas do mercado.
                              Revista do SINFAC-SP               Participei da diretoria da ANFAC (Associação
                              Como foi esse processo?            Nacional de Fomento Comercial), onde
                                                                 fiquei por duas gestões. Em seguida, fui
                             Maria Isabel Salviati - Na época, eu e o   chamada para integrar o quadro da diretoria
                             meu marido tínhamos um amigo que era   do SINFAC-SP, onde estou até hoje. Essas
                             o principal sócio investidor de um FIDC de   interações são muito saudáveis para a
                             grande porte. Ele nos falava muito bem   Midas. Outro momento muito importante
                             sobre esse negócio e nos incentivava muito.   para a história da empresa foi em 2020,
                             Somou-se a isso a minha experiência   quando meu filho se tornou um dos sócios.
                             em serviços financeiros, a experiência   Um jovem que trouxe uma experiência
                             empresarial do meu marido e o nosso   importante obtida na XP Investimentos
                             desejo de termos um negócio em conjunto.   e Quatá FIDC e que segue agregando
                             Fundamos a Midas no Centro de São Paulo,   melhorias e inovações contínuas na Midas.
                             e depois de alguns anos, nos mudamos para
                             a Vila Mariana, onde estamos até hoje.   Revista do SINFAC-SP
                                                                  Como vê o atual momento do setor?
                              Revista do SINFAC-SP               A inadimplência vem sendo motivo de
                              Qual a marca registrada da empresa?    preocupação? Como se comportar?

                             Maria Isabel Salviati - A Midas é uma   Maria Isabel Salviati – O cenário atual
                             empresa muito conectada com o que há de   do país para o segmento não permite
                             mais moderno no mercado. Oferecemos   amadorismo. Se o negócio não tiver uma
                             produtos inovadores, desde a mais comum   excelente gestão, com foco no risco e fraude,
                             antecipação de duplicatas e contratos,   não se sustenta. Vivemos um momento de
                             passando por contas digitais, contas   altíssima inadimplência e retração do crédito
                             Escrow, capital de giro com CCB e Notas   dos bancos, o que deve prejudicar ainda mais
                             Comerciais. Recentemente, começamos   a vida dos empresários do Brasil. O momento
                             a atuar também no mercado de CRI. Além   é difícil também por causa das recuperações
                             disso, somos fortes em parcerias comerciais   judiciais das empresas exigindo que sejamos
                             com bancos e plataformas digitais. Atuamos   mais rigorosos na concessão do crédito, e as
                             com indústrias de pequeno e médio   receitas devem ter ‘gordura’ suficiente para
                             porte e empresas de serviços em vários   compensar as crescentes perdas de crédito.
                             estados, com foco na região Sudeste.   Nós, na Midas, temos índices normais porque
                                                                 estamos sendo mais rigorosos no crédito.










                                                                              ANO XVI  •  Nº 57  •  JULHO | AGOSTO | SETEMBRO  •  2023
   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38