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MERCADO X COVID-19
“Ao analisar o cenário macroeconômico que já vivemos, op- do pela mesma situação, comenta o diretor do SINFAC-SP e só-
tamos por reduzir drasticamente o volume de operações, sendo cio da empresa Robinson Carneiro Cerqueira Leite.
muito seletivos nas aprovações. Ao contrário de várias empresas “Além de manter as linhas já liberadas aos tradicionais clientes,
do nosso mercado, não aumentamos o fator do deságio”, adian- decidimos não abrir novos cadastros e linhas de crédito, embora
tou-se a diretora do SINFAC-SP Doriana Pieri Bento, sócia da diariamente apareça uma enxurrada de solicitações”, relata o em-
campineira Pleno Invest. presário, que optou por dar férias para uma parte de seus colabo-
Ao rever procedimentos internos, a empresária decidiu – radores e enviar outros para trabalhar em sistema de home office.
como a maioria dos empreendedores do setor – dar férias a parte Empresa com uma área comercial muito ativa e com grande
dos colaboradores e adotar o home office para outra parcela de volume de clientes, a piracicabana Size foi ainda mais longe
seus funcionários, ainda que tivessem de resolver as dificuldades na tomada de providências para evitar perdas. Além de recusar
causadas pela deficiência no serviço de Internet, cuja lentidão já novos clientes, também passou, logo após o avanço da pande-
era esperada com a abrupta elevação do tráfego de dados, após o mia, a avaliar ainda mais detalhadamente quem já fazia de seu
início do período de quarentena. portfólio e aqueles que, naquele instante, estavam em processo
Maior restrição de crédito e redução de tranches, limites e de de análise e aprovação de cadastro.
comissárias são decisões extremamente saudáveis, na opinião do “Além de evitarmos clientes que ‘caem de paraquedas’, esta-
diretor de relações com o mercado do SINFAC-SP, Marcio Lima mos analisando todos os segmentos para entender como pode-
Gonçalves, sócio da guarulhense Euro Money Fomento Mercan- mos atender e evitar riscos para a nossa carteira, inclusive reali-
til, que voltou a ser procurada por vários clientes inativos, que há zando operações com entrega de mercadorias 100% confirmada”,
meses não realizavam uma operação. afirma o diretor do SINFAC-SP e sócio da empresa, Leandro Zen
“Estamos procurando atender prioritariamente os clientes O executivo conta que prorrogações de prazos têm ocorri-
ativos e parceiros. Há um grande número de sacados pedindo do, com média de 90 dias, e os cedentes e sacados estão arcando
prorrogações absurdas, por até seis meses. Isto aumentaria de- com esses custos para evitar maiores perdas adiante. “De outra 11
mais o risco, pois não sabemos o que vai acontecer, pelo menos parte, atendemos clientes que fornecem ao mercado produtos
nos próximos 60 dias. A preferência é por clientes mais antigos, como máscaras de proteção e álcool em gel. Por esta caracte-
que já conhecemos bem”, salienta o empresário, que colocou rística, decidimos ajudá-los, aumentando as linhas de crédito
parte de sua equipe em home office. e diminuindo as taxas, pensando em, indiretamente, colaborar
A paulistana AthenaBanco Fomento Mercantil está passan- no combate ao coronavírus.
TRABALHO EM CASA
Adotado pela maioria dos empresários do setor, o não deve se tornar
home office (teletrabalho, que ganhou legislação especí- muito oneroso para
fica após a reforma tributária de 2017 – Lei nº 13.467) tem o empregado.
se mostrado uma alternativa para continuar operando. A regulamenta-
A mais recente atitude do governo federal veio por meio ção do home office
da Medida Provisória 927/2020, publicada em 23 de março, está no Capítulo
flexibilizando essa modalidade, permitindo que empregados II-A da CLT, abor-
trabalhem em casa sem que seja necessário firmar um aditivo dando o tema nos
de contrato, como prevê a legislação trabalhista. Entretanto, arts. 75-A e seguintes. No art. 75-B da CLT, se define que o
a empresa precisará notificar o empregado sobre a mudança home office é a prestação dos serviços realizada fora das de-
no prazo de 48 horas. pendências do empregador, de forma preponderante, utili-
Para o consultor contábil, tributário, trabalhista e previ- zando tecnologias de informação e comunicação.
denciário do SINFAC-SP, Marco Antonio Granado, há uma “Uma pendência recorrente neste tipo de contratação
série de aspectos a serem considerados nesta forma de tra- foi igualmente resolvida: a nova legislação especificou
balho – não há obrigatoriedade do controle de jornada; os que é o empregador quem assumirá as despesas relacio-
empregadores não podem exigir altíssimas produtividades; nadas à aquisição, manutenção e fornecimento dos equi-
as atividades precisam ser compatíveis com o exercício da pamentos necessários para o trabalho em home office,
função dentro de uma jornada de trabalho; deve-se seguir tais como recursos tecnológicos ou referentes à infraes-
os princípios da boa-fé e do equilíbrio contratual; o contrato trutura”, analisa o especialista.
Revista do SINFAC-SP • nº 43 • Janeiro | Fevereiro | Março 2020