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MERCADO X COVID-19





             “Ao analisar o cenário macroeconômico que já vivemos, op-  do pela mesma situação, comenta o diretor do SINFAC-SP e só-
          tamos por reduzir drasticamente o volume de operações, sendo   cio da empresa Robinson Carneiro Cerqueira Leite.
          muito seletivos nas aprovações. Ao contrário de várias empresas   “Além de manter as linhas já liberadas aos tradicionais clientes,
          do nosso mercado, não aumentamos o fator do deságio”, adian-  decidimos não abrir novos cadastros e linhas de crédito, embora
          tou-se a diretora do SINFAC-SP Doriana Pieri Bento, sócia da   diariamente apareça uma enxurrada de solicitações”, relata o em-
          campineira Pleno Invest.                            presário, que optou por dar férias para uma parte de seus colabo-
             Ao  rever  procedimentos  internos,  a empresária decidiu  –   radores e enviar outros para trabalhar em sistema de home office.
          como a maioria dos empreendedores do setor – dar férias a parte   Empresa com uma área comercial muito ativa e com grande
          dos colaboradores e adotar o home office para outra parcela de   volume de clientes, a piracicabana  Size foi ainda  mais  longe
          seus funcionários, ainda que tivessem de resolver as dificuldades   na tomada de providências para evitar perdas. Além de recusar
          causadas pela deficiência no serviço de Internet, cuja lentidão já   novos clientes, também passou, logo após o avanço da pande-
          era esperada com a abrupta elevação do tráfego de dados, após o   mia, a avaliar ainda mais detalhadamente quem já fazia de seu
          início do período de quarentena.                    portfólio e aqueles que, naquele instante, estavam em processo
             Maior restrição de crédito e redução de tranches, limites e de   de análise e aprovação de cadastro.
          comissárias são decisões extremamente saudáveis, na opinião do   “Além de evitarmos clientes que ‘caem de paraquedas’, esta-
          diretor de relações com o mercado do SINFAC-SP, Marcio Lima   mos analisando todos os segmentos para entender como pode-
          Gonçalves, sócio da guarulhense Euro Money Fomento Mercan-  mos atender e evitar riscos para a nossa carteira, inclusive reali-
          til, que voltou a ser procurada por vários clientes inativos, que há   zando operações com entrega de mercadorias 100% confirmada”,
          meses não realizavam uma operação.                  afirma o diretor do SINFAC-SP e sócio da empresa, Leandro Zen
             “Estamos  procurando  atender  prioritariamente  os  clientes   O executivo conta que prorrogações de prazos têm ocorri-
          ativos e parceiros. Há um grande número de sacados pedindo   do, com média de 90 dias, e os cedentes e sacados estão arcando
          prorrogações absurdas, por até seis meses. Isto aumentaria de-  com esses custos para evitar maiores perdas adiante. “De outra   11
          mais o risco, pois não sabemos o que vai acontecer, pelo menos   parte, atendemos clientes que fornecem ao mercado produtos
          nos próximos 60 dias. A preferência é por clientes mais antigos,   como máscaras de proteção e álcool em gel. Por esta caracte-
          que  já conhecemos  bem”,  salienta o empresário,  que colocou   rística, decidimos ajudá-los, aumentando as linhas de crédito
          parte de sua equipe em home office.                 e diminuindo as taxas, pensando em, indiretamente, colaborar
             A paulistana AthenaBanco Fomento Mercantil está passan-  no combate ao coronavírus.



             TRABALHO EM CASA
                Adotado  pela  maioria dos empresários do  setor, o   não deve  se  tornar
             home office (teletrabalho, que ganhou legislação especí-  muito oneroso  para
             fica após a reforma tributária de 2017 – Lei nº 13.467) tem   o empregado.
             se mostrado uma alternativa para continuar operando.   A regulamenta-
                A mais recente atitude do governo federal veio por meio   ção  do  home  office
             da Medida Provisória 927/2020, publicada em 23 de março,   está no Capítulo
             flexibilizando essa modalidade, permitindo que empregados   II-A da  CLT, abor-
             trabalhem em casa sem que seja necessário firmar um aditivo   dando o  tema  nos
             de contrato, como prevê a legislação trabalhista. Entretanto,   arts. 75-A e seguintes. No art. 75-B da CLT, se define que o
             a empresa precisará notificar o empregado sobre a mudança   home office é a prestação dos serviços realizada fora das de-
             no prazo de 48 horas.                            pendências do empregador, de forma preponderante, utili-
                Para o consultor contábil, tributário, trabalhista e previ-  zando tecnologias de informação e comunicação.
             denciário do SINFAC-SP, Marco Antonio Granado, há uma   “Uma pendência recorrente neste tipo de contratação
             série de aspectos a serem considerados nesta forma de tra-  foi igualmente  resolvida:  a nova legislação  especificou
             balho – não há obrigatoriedade do controle de jornada; os   que é o empregador quem assumirá as despesas relacio-
             empregadores não podem exigir altíssimas produtividades;   nadas à aquisição, manutenção e fornecimento dos equi-
             as atividades precisam ser compatíveis com o exercício da   pamentos  necessários  para o  trabalho em  home office,
             função dentro de uma jornada de trabalho; deve-se seguir   tais como recursos tecnológicos ou referentes à infraes-
             os princípios da boa-fé e do equilíbrio contratual; o contrato   trutura”, analisa o especialista.




                                        Revista do SINFAC-SP • nº 43 • Janeiro | Fevereiro | Março 2020
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