Page 5 - Revista do SINFAC-SP 44
P. 5
ENTREVISTA
preparando-os para uma retomada em que serão mais fortes e
competitivos. Paralelamente, estamos dispondo aos clientes re-
cursos financeiros e assessoria contábil, jurídica, administrativa
e estratégica.
SINFAC-SP: Como a empresa está trabalhando nesta
pandemia e que ações tem adotado para continuar ope-
rando?
Alessandro: Estamos com muitas demandas, mas sempre
apoiando os nossos clientes neste momento em que eles mais
precisam de nós. Já notamos uma melhora, e por isso acredita-
mos que sairemos vitoriosos e fortalecidos deste processo. A re-
flexão gerada pela pandemia tem sido valiosa, porque nos levou
a repensar o que realmente importa.
SINFAC-SP: Que atitudes a Elfen tomou para minimizar
a inadimplência neste momento de crise?
Alessandro: Atuamos muito intensivamente logo no
início da pandemia, telefonando para os clientes que pe-
diam prorrogação e orientando-os sobre como proceder
para evitar o que chamamos de “crise de crédito”. Tivemos
muito sucesso. Explicamos que a prorrogação de títulos deve 5
ser cautelosa, pois caso perdessem o crédito, o benefício da
prorrogação depois se tornaria muito prejudicial para o his-
tórico da empresa.
Com isso, haveria dificuldade de obtenção de crédito com
as instituições financeiras e seus fornecedores, algo que pode-
ria dificultar muito a retomada dos negócios. Buscamos oferecer
outras soluções e auxiliar na gestão do fluxo de caixa apertado.
SINFAC-SP: Como avalia o apoio do SINFAC-SP ao setor?
Alessandro: É uma entidade bastante atuante, que sempre
busca nos apoiar e criar novos caminhos em meio a este mundo
de constantes transformações. Os cursos oferecidos e a presença
atuante no setor muito nos auxiliam. Hoje, não só o fomento
comercial tem de se reinventar, mas todos os segmentos devem
sempre observar as tendências do mercado.
SINFAC-SP: Quais são as principais metas de sua em-
presa até o final deste ano?
Alessandro: Estamos investindo na diversificação dos negó-
cios para incrementar as receitas com novos produtos e serviços
oferecidos aos nossos clientes. Ainda neste ano, pretendemos
consolidar projetos já iniciados, nos preparando para uma reto-
mada forte a partir do quarto trimestre de 2020.
Somos otimistas e trabalhamos muito, aspectos que nos aju-
dam a atingir resultados positivos, mesmo em tempos de crise
como este trazido pela pandemia de Covid-19. Historicamente,
acreditamos nas pessoas e no potencial delas, e isso tem feito
grande diferença para o nosso sucesso.
Revista do SINFAC-SP • nº 44 • Abril | Maio | Junho 2020