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MERCADO





          PERDAS                             ram regras para minimizar os prejuízos,   índice de liquidez futuro da Aticca Capi-
             Além de milhares de vidas e empregos   como a não abertura de novos cadastros,   tal. “Essas medidas  visam  garantir  uma
          ceifados e do  fechamento de empresas, a   intensificação das cobranças, negociação   carteira de títulos com menos risco para
          pandemia já gerou prejuízos de bilhões de   de  pedidos de  prorrogação e análise de   os nossos clientes e, assim, gerar opera-
          reais à economia  nacional, com  retração   crédito com mais rigor.  ções seguras”, comenta Cardili.
          prevista entre 5% e 10% no PIB em 2020.   Todas essas atitudes  se  mostraram   Já a paulistana Cobravel Securitizado-
             Somente o  varejo  – onde atua  parte   essenciais para as empresas ouvidas nes-  ra, que atua com um mix de clientes das
          dos clientes do fomento comercial – dei-  ta reportagem, que registraram  liquidez   indústrias metalúrgica, mecânica, quími-
          xará de fazer negócios da ordem de R$ 115   diária  média acima de  75% e optaram   ca, alimentícia e de embalagens, adotou
          bilhões neste ano. Já as micros, pequenas   por manter seus colaboradores em home    como primeira medida nesta pandemia a
          e  médias  empresas vão  perder vendas   office, sem promover demissões.   intensificação das cobranças, com a pre-
          equivalentes a R$ 54,5 bilhões, em rela-  Com forte atuação no segmento de ali-  missa de receber os títulos vencidos e os
          ção àquilo que seria alcançado sem a cri-  mentos, a Aticca Capital, de Araraquara, por   prorrogados  por  meio de acordos  feitos
          se. Estes números fazem parte de estudo   exemplo, sentiu forte impacto na demanda   diretamente com os sacados.
          desenvolvido pelo assessor econômico da   por operações,  percebendo ainda  um au-  “Tomamos a decisão de operar muito
          FecomercioSP, Altamiro Carvalho.   mento expressivo no risco de crédito.   pouco,  somente  com  clientes  habituais
             “Espera-se ainda que ao redor de 44 mil   “Desenhamos estratégias para mitigar   e, mesmo assim, sendo bem rigorosos na
          empresas varejistas de pequeno porte não   os impactos da crise. Repensamos todos   concessão desses créditos”, pondera o só-
          consigam ter forças para suportar a crise e   os setores da empresa, incluindo a área de   cio-diretor da empresa,  Fernando  Rega-
          fechem as portas ao longo deste ano, e que   análise de crédito, processo que se tornou   das Jr., que também faz parte da Diretoria
          as MPME varejistas  fechem mais de  191   mais minucioso para tentar captar todos   do Sindicato.
          mil vagas”, explica o economista.  os sinais que pudessem prever uma futura   Mesmo antes de completar dois anos de   7
                                             inadimplência de determinado  sacado”,   fundação, em agosto próximo, a MP Secu-
          ESTRATÉGIAS                        explica o CEO e sócio-fundador do FIDC,   ritizadora, de Guarulhos, já enfrentava seu
             Mesmo com esses dados críticos, fica   Renato Cardili.            primeiro grande desafio. Diante da pande-
          difícil ter 100% de segurança sobre como   Diretor do SINFAC-SP, ele revela tam-  mia, a sócia-diretora  Fernanda  Prado dos
          a economia do país irá se comportar até o   bém que os setores de cobrança e contro-  Santos, responsável pelas áreas administra-
          final deste ano e ao longo de 2021.   ladoria de  lastro  foram  reestruturados   tiva e financeira, não pensou duas vezes.
             A partir desta visão – e entre máscaras,   para fazer um controle prévio das liqui-  “Adotamos  uma  política de crédito
          álcool em gel e distanciamento social –,    dações, por meio de um trabalho de “pré-  mais  rígida, com  tranches  e  limites  re-
          as empresas do fomento comercial adota-  cobrança”,  tentando  prever qual  seria o   duzidos, e optamos por não abrir novos
                                                                               cadastros.  Estamos  fazendo operações
                                                                               com  mercadorias entregues e confirma-
                                                                               das, analisando caso a caso, por região e
                                                                               segmento”, salienta a gestora.
                                                                                  Sediada em Ribeirão Preto e atuando
                                                                               fortemente com clientes da área de pres-
                                                                               tação de serviços, a Mérito DV Fomento
                                                                               Empresarial  também  precisou ser  mais
                                                                               flexível nas renegociações com os clien-
                                                                               tes, inclusive aceitando, em alguns casos,
                                                                               prorrogações de até 60 dias.
                                                                                  “Nosso objetivo é evitar, de toda for-
                                                                               ma, um desgaste maior ou até ingressar
                                                                               com ações no Judiciário. Por isso, também
                                                                               elevamos o rigor na liberação das opera-
                                                                               ções, verificando, dia após dia, o cenário
      Adilson Carlos Defendi, sócio-diretor da   Altamiro Carvalho, assessor econômico da   futuro para promover  alguma  mudança
      Mérito DV Fomento Empresarial: prorrogação   FecomercioSP: muitas baixas previstas no
      de até 60 dias                     pequeno varejo                        neste  posicionamento”, complementa o
                                                                               sócio-diretor Adilson Carlos Defendi.


                                           Revista do SINFAC-SP • nº 44 • Abril | Maio | Junho 2020
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