Page 11 - Revista do SINFAC-SP 46
P. 11

CENTRAL DE RISCO





             A empresária avalia como  boas as   análise dos borderôs no dia a dia, processo   analisando um período muito complicado,
          informações cadastrais e de restritivos,   que otimizou bastante o trabalho da equi-  com pandemia e retração no mercado, em
          embora pondere que as informações de   pe. “Qualquer ponto de atenção já aparece   que  mantivemos  uma  liquidez  diária na
          risco,  tanto  na  visão  sacado  como na   destacado para, quando necessário, haver   carteira superior a 94%”, argumenta Silva.
          visão cedente, devam  melhorar ainda   a interferência do analista”, salienta.
          mais à medida que houver maior adesão   Apontada como excelente  por  seus
          ao produto.                        participantes, a qualidade das  informa-
             A estreita parceria que a Sigma Credit   ções geradas pela Central de Risco ocorre
          sempre cultivou com o Vadu  foi a  mola   principalmente porque elas são retiradas
          propulsora que  levou a empresa,  locali-  diretamente das fontes responsáveis pela
          zada no bairro  paulistano de Moema, a   informação, como  Receita  Federal, car-
          fazer parte da Central de Risco imediata-  tórios de protesto e tribunais. É possível
          mente após o lançamento da ferramenta.  inclusive ter acesso a informações adicio-
             “Alteramos procedimentos na área de   nais aos birôs de crédito, em se tratando
          análise de crédito e cadastro ao incluir as   de empresas com liminar.
          consultas à Central de Risco em todas as   Embora a  Sigma  Credit ainda não te-
          renovações de crédito e também para os   nha dados estatísticos  suficientes  para
          novos clientes”, explica o diretor de crédi-  mensurar, concretamente, a assertividade
          to Valdinei Silva.                 das análises, a noção geral é que melhorou
             O executivo descreve que sua mesa de   bastante. “Reduzimos significativamente as   Valdinei Silva, diretor de crédito
          operações utiliza o motor de crédito para a   ocorrências de default. E olha que estamos   da Sigma Credit
                                                                                                                   11

















































                                       Revista do SINFAC-SP • nº 46 • Outubro | Novembro | Dezembro 2020
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16