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PERSPECTIVAS




                                    TEMPO PERDIDO, OU


                            MOMENTO DE ESPERANÇA?




               Representantes de destacadas entidades brasileiras – SINFAC-SP, SEBRAE Nacional,
                 CONAMPE, SESCON-SP, ANBC e FecomercioSP fazem seus balanços e projeções

              mbora o Fomento Comercial esteja,   escala”,  tese que o dirigente  baseia  no   Igualmente otimista está o presiden-
              desde o início da pandemia, muito   fato de que, no começo da pandemia de   te do SEBRAE Nacional, Carlos Melles,
           Epressionado  por  causa  da  redução   Covid-19, o Sindicato ouviu parte dos as-  para quem a crise impôs a todos os em-
          das  taxas,  as empresas que compõem  o   sociados sobre a expectativa de perda de   preendedores o desafio de serem capazes
          setor – e, evidentemente, os demais seg-  patrimônio com a crise sanitária que se   de inovar, buscar novas formas e chegar
          mentos da economia nacional – terão de   instalava naquele instante.   aos clientes.
          encontrar uma forma de continuar ope-  De acordo com o dirigente, a resposta   “Pesquisa nossa mostrou que quatro
          rando em 2021.                     situou-se em uma média de 25%. “Mas,   em cada dez empresas implementaram
             “Os gestores terão de rever estratégias,   graças a Deus, e ao gerenciamento profis-  algum  tipo de  inovação depois do  iní-
          pensar ‘fora da caixa’, criando novos pro-  sional do nosso setor, nada disso aconte-  cio da pandemia. Os segmentos que ti-
          dutos, como empréstimos com garantias   ceu”, comemora.              veram a  maior  proporção de empresas
          reais, participação em projetos especiais   Hamilton enfatiza  também que os   inovadoras foram os serviços de alimen-
          e até consignados para os empregados de   índices de liquidez do Fomento Comer-  tação (53%), academias e atividades fí-
          seus clientes cedentes”, exemplifica o pre-  cial  gradualmente  voltaram  ao  normal,   sicas (51%) e indústria de alimentação
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          sidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito   “mas  existe  uma  expectativa por parte   (49%)”, afirma.
          Junior (Credere Consultoria  e Fomento   dos  bancos, do  BACEN e dos  birôs de   Melles  salienta que,  no  tocante ao
          Mercantil).                        crédito, de grande aumento da inadim-  acesso dos pequenos negócios ao crédi-
              Será igualmente muito importante,   plência  em  2021,  principalmente  em   to, 2020 foi importante para a constru-
          segundo ele,  o estabelecimento de  no-  função do término do auxílio emergen-  ção de  soluções emergenciais em  face
          vas  parcerias que  permitam ganhos de   cial já anunciado pelo governo”.  à  pandemia.  “Mas,  em  2021, SEBRAE,
                                                                               Ministério  da Economia, Congresso
                                                                               Nacional – com destaque para a Frente
                                                                               Parlamentar Mista das Micro e Peque-
                                                                               nas Empresas –  e  setor  financeiro  vão
                                                                               lançar  as  bases para uma política per-
                                                                               manente de crédito  para as  MPEs, e o
                                                                               instrumento  para  isso é o  Pronampe”,
                                                                               explica ele,  referindo-se ao  Programa
                                                                               Nacional de Apoio às Microempresas e
                                                                               Empresas de Pequeno Porte.
                                                                                  Presidente  da  Associação  Nacional
                                                                               dos Bureaus  de Crédito (ANBC), Elias
                                                                               Sfeir destaca que desde o começo da pan-
                                                                               demia, e em alinhamento com as princi-
                                                                               pais autoridades do setor no mundo, sua
                                                                               entidade entendeu  ser  o crédito,  neste
                                                                               difícil período, o grande impulsionador
                                                                               da economia, visto que possibilita a fa-
                                                                               mílias e empresas continuarem consu-
                                                                               mindo e investindo.
                                                                                  “Por esse motivo, o setor de birôs de
                                                                               crédito baseou sua atuação em três pila-


                                       Revista do SINFAC-SP • nº 46 • Outubro | Novembro | Dezembro 2020
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