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ANÁLISE




                       O ATUAL MERCADO DE CRÉDITO


                        PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS




                 s pequenos  negócios  totalizam   abertas a negociar com essas empresas.  Para contribuir com esses aspectos, o
                 17,3  milhões de empresas, cer-  Se  para  alguns  isso  é  um  problema,   SEBRAE lançou recentemente o projeto Cré-
          Oca de 90% dos estabelecimentos    para as Empresas Simples de Crédito re-  dito Orientado, que visa subsidiar os toma-
          formais, responsáveis por aproximadamen-  presenta uma grande oportunidade. Por   dores de crédito tanto antes quanto depois
          te 55% dos postos de trabalho e 30% do PIB.   poderem atuar  somente com o crédito   da  obtenção  dos  recursos  pleiteados.  Esse
             No entanto, apenas  20%  do crédito   para  os  pequenos negócios (MEI,  ME  e   projeto possui diversas soluções presenciais
          para as empresas  são destinados a esse   EPP), as ESCs podem suprir essa dificul-  e digitais como vídeos, lives, treinamentos e
          segmento.                          dade  de  maneira bastante  efetiva.  Sua   consultorias, a maioria sem custo.
             Apesar da significativa queda na taxa   atuação na oferta de crédito, de maneira   As  orientações  completas  estão  no
          de juros média de janeiro (32,8% a.a.) para   mais  segmentada e  próxima dos  toma-  site do SEBRAE (www.sebrae.com.br).
          julho (22,4%), o cenário de acesso ao crédi-  dores, permite que sua performance com
          to não mudou para esse segmento, mesmo   esse público possa suprir parte das difi-  Adalberto de Sousa
          com o grande volume de recursos disponí-  culdades enfrentadas.         Luiz, economista,
          vel por meio das ações do governo federal.   Há que  se considerar,  logicamente,   é coordenador
             Diante desse cenário adverso, os peque-  que o cenário de risco mudou neste ano e   de inovações
          nos negócios acabam por desistir da busca   as análises devem ser mais criteriosas bus-  financeiras e meios
          por crédito, deixando de considerar outras   cando atender à demanda e preservar re-  de pagamento no
          alternativas que, muitas vezes, estão mais   sultados positivos na concessão de crédito.  SEBRAE Nacional  15
















































                                       Revista do SINFAC-SP • nº 46 • Outubro | Novembro | Dezembro 2020
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