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BANKING AS A SERVICE:
O que a tendência de produtos e serviços
bancários incorporados como serviço significa
para o universo dos serviços financeiros
*Por Carlos Eduardo Benitez
À medida que mais empresas e ecossistemas incorpo- Outra possibilidade é que o mercado estará sujeito a
ram serviços financeiros em suas ofertas, os bancos retornos de grande escala. Se a dinâmica de escala
devem aproveitar a oportunidade para decidir sobre o prevalecer, alguns provedores de BaaS que estão à
papel que desempenharão neste modelo. frente em tecnologia, análise e estrutura de custos
terão vantagens intransponíveis no mercado.
Cada vez mais empresas não bancárias estão ofe-
recendo serviços financeiros, como contas, paga- A BMP Money Plus tem uma história muito próxima
mentos e crédito. A adoção de serviços financeiros a essa evolução. Hoje possui mais de 250 parceiros
semelhantes aos bancários oferecidos por instituições espalhados por todo o País, movimentando mais de
não bancárias visa fidelizar clientes e aumentar a sua R$ 1 bilhão em operações de crédito mensalmente.
importância e valor no ecossistema.
Sendo especialista em transfor-
Hoje, empresas de todos os tipos e “A BMP Money Plus tem mar qualquer parceiro em uma
níveis de maturidade, incluindo, va- uma história muito operação bancária, ou seja, a
rejistas, adquirentes, marketplaces empresa passa a ter o seu pró-
e grandes empresas de tecnologia próxima a essa evolução. prio banco sem ter que carregar
estão considerando e se preparan- Hoje possui mais de 250 nas costas o peso regulatório de
do para lançar serviços financeiros um banco tradicional, mas com
integrados para atender a segmen- parceiros espalhados a agilidade e eficiência de uma
tos de negócios e consumidores. por todo o País, operação digital.
São ofertas agrupadas como white movimentando mais de R$ Nossas soluções para o mercado
label ou co-branded, que entida- 1 bilhão em operações de de crédito, como por exemplo, ca-
des não bancárias podem usar para crédito mensalmente.” pital de giro, consignado privado,
atender seus clientes. Isso exigirá recebíveis de cartões, financiamen-
novas tecnologias e recursos, pois to de máquinas, equipamentos e
o BaaS (Banking as a Service) geralmente é distribuído veículos, entre outras, auxiliam diversas companhias a ob-
aos clientes por meio de APIs e exige um forte gerencia- ter resultados antes muito difíceis de serem alcançados.
mento de risco e conformidade do parceiro integrado.
Para não ficar somente atrelado ao processo de esteira
Também surgiram fintechs e softwarehouses que ofere- de crédito, criamos, de forma modular, um completo
cem relacionamentos intermediários de BaaS. Entretan- “core bancário” para administrar essas operações. A
to, não carregam a robustez e segurança de uma institui- tecnologia teve um papel fundamental nesse sentido.
ção financeira e podem trazer ao parceiro não bancário Por ser altamente parametrizável, possibilitou atender
um grande risco de reputação e de continuidade. às necessidades de diversos participantes do mercado
com eficiência e rapidez.
É cedo para dizer como o mercado irá evoluir. Uma
possibilidade é que o banco como serviço e o banco O BaaS é o início de uma grande transformação que
de API se tornem tão onipresentes quanto o inter- o setor financeiro está vivenciando. Ainda estamos
net banking tradicional - nesse momento será difícil no começo, mas o céu será o limite para o que ainda
visualizar a diferenciação entre os dois. Os bancos vamos assistir, amparados pela força da tecnologia.
continuarão a se distinguir com base em produtos,
taxas, alcance e capilaridade.
*Carlos Eduardo Benitez é CEO da BMP Money Plus.
REVISTA DO SINFAC / SÃO PAULO