Page 38 - Revista do SINFAC-SP 54
P. 38

laqus
        38         ARTIGO





        GESTÃO DA                                                                                                                  Somos a empresa líder em emissões de notas comerciais privadas no Brasil!

        COMUNICAÇÃO
        EMPRESARIAL
                                                                                                                                                         +  R$ 4 bilhões emitidos no

                                            lidade, celeridade, relevância e eficácia.   a empresa e os grupos que são alvo de
                                            Deste modo, a comunicação deve ser clara  suas ações. Devemos perceber cada vez                           mercado de capitais em 2022
                                            para que tenha o efeito esperado, não bas-  mais que comunicar-se com correção nos
                                            ta somente transmitir uma informação,   traz uma maior confiabilidade, portanto,
                                            e sim, transmiti-la e se fazer entender.  com todas estas novas tecnologias de
                                                                               comunicação e informação e o aumen-
                                            É corriqueiro em nosso cotidiano encon-  to da competitividade comercial, nos
                                            trar informações gerando a não-comu-  obriga a investir na comunicação nas                                       COMO FUNCIONA A EMISSÃO DE
                                            nicação, por não ter clareza ou conter   empresas para manter-se como des-                                         NOTA COMERCIAL NA LAQUS
                                            expressões incorretas. Realizar a gestão   taque em seu segmento de mercado.
                                            da comunicação nas empresas é um dos
        Marco Antonio Granado               pontos importantes de sinergia entre   Para o bom funcionamento de toda
        é empresário contábil, contador,    toda sua operação, contribuindo imen-  empresa, a comunicação é responsável                                                                0
        palestrante e escritor de artigos   samente para a conquista de melhores   por planejar e fortalecer a gestão por                                                                 1  CADASTRO I O que é:
        empresariais. Atua como
        consultor empresarial nas áreas     resultados. Falhas na comunicação nas   meio de ações estratégicas voltadas para                                                           Cadastro dos participantes da emissão.
        contábil, tributária, trabalhista   empresas geram uma série de desgastes:  cada público-alvo: clientes, sociedade e                                                           A Laqus faz o cadastro de todos os participantes
        e de gestão empresarial. É                                             os próprios funcionários e colaborado-                                                                  necessários envolvidos na operação.
        docente na UNISESCON e no           a) desalinhamentos;                res da empresa. É importante entender                                                                   Conheça nossos  manuais  clicando aqui!
        SINDCONT-SP. Atua como consultor                                       que a comunicação empresarial, possui
        contábil, tributário, trabalhista e   b) atrasos em prazos programados;  papel fundamental no funcionamento
        previdenciário do SINFAC-SP e da
        ABRAFESC. É membro da 5ª Seção                                         de qualquer organização, se adequando                                                                   02  FORMALIZAÇÃO I O que é:
        Regional do IBRACON. É bacharel     c) falta de clareza;               às novas tecnologias e consolidando a
        em contabilidade e direito,                                            presença e posicionamento no mercado.                                                                   Geração do documento (termo constitutivo)
        com pós-graduação em direito        d) dificuldade em atingir metas                                                                                                            que contém as informações da negociação;
        tributário e processo tributário,        ou demandas e/ou;             Ressaltando: o mau uso da comunicação
        mestre em contabilidade,                                               que envolve o ambiente organizacional,                                                                  Negocia-se os termos contratuais deste
        controladoria e finanças.                                                                                                                                                      empréstimo, taxa, montante, cláusulas;
                                            e) desmotivação.                   poderá gerar imensos inconveniente
                                                                               e transtornos à gestão da empresa.                                                                      Gera-se o documento, assina!
                                            Uma equipe de profissionais, ao não gerar   A inexistência de uma comunicação                                                              Veja o termo constitutivo clicando aqui!
                                            com o grupo uma boa comunicação, se   empresarial adequada trará enormes
                                            descaracteriza, perdendo completamen-  perdas não só à imagem e desempe-
                                            te o foco, correndo sérios riscos para   nho da empresa, bem como junto aos                                                                o 3 INTECRALIZAÇÃO I O que é:
                                            gerar erros e criar retrabalhos, obtendo   públicos internos e externos, gerando
        A palavra comunicação tem como      o insucesso. A gestão da comunicação   desmotivação e baixa produtividade                                                                  Momento em que o dinheiro sai da conta do
        significado: “ação ou efeito de comuni-  organizacional define regras para:                                                                                                    investidor e chega para o emissor.
        car, de transmitir ou de receber ideias,                               Faça sua gestão de comunicação empre-
        conhecimento, mensagens etc., buscando   a) integrar os setores da empre-  sarial, ela é uma importante ferramenta
        compartilhar informações”. Portan-  sa, ajustando e aprimorando a co-  estratégica de planejamento para as                                                                     o 4 PÓS EMISSÃO I O que é:
        to, a comunicação foi e será sempre   municação entre estes setores;   empresas. Uma boa comunicação em
        importantíssima para toda todos os                                     sua empresa está diretamente ligada                                                                     Acompanhamento dos pagamentos realiza­
        povos ao longo de sua história. Sendo   b) garantir a melhora da empresa   a melhores resultados, motivando e                                                                  dos por meio do Monitor (SaaS). que controla
        imprescindível para a humanidade, sua   quanto ao relacionamento com os   inspirando todos os envolvidos a en-                                                                 toda a vida da operação com accrual, MTM e
        importância é primordial para a evolu-  seus públicos (interno e externo) e  gajarem-se totalmente a suas ideais                                                               controle de amortizações e juros por parte
        ção da sociedade ao longo dos tempos.                                  e metas na vida organizacional.                                                                         do emissor.
                                            c) estabelecer um equilíbrio entre
        Podemos dizer que a comunicação é a       a comunicação interna e a    Portanto, otimizar a forma pela qual                                                                    Dinheiro saindo do emissor e voltando para
        transferência da informação por intermé-      comunicação externa.     a comunicação empresarial é execu-                                                                      o investidor com juros.
        dio de um determinado canal, realizado                                 tada é essencial, trazendo ao mundo
        entre o emissor e o receptor. A tarefa de   A comunicação empresarial enfatiza   empresarial, melhor entendimento de
        todo emissor é levar, da melhor forma, a   otimizar os relacionamentos profissionais   suas estratégias, metas e objetivos,
        comunicação ao seu receptor, consideran-  com os diferentes públicos da empresa e   tornado mais saudável seu ambiente e
        do seus objetivos em transmitir informa-  se destina a sintonizar interesses entre   seus relacionamento profissionais.
        ção com os seguintes requisitos: forma-
                                                                                                                               www.laqus.com.br                                              Fale com nossos especialistas


        REVISTA DO SINFAC / SÃO PAULO
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43