Page 39 - Revista do SINFAC-SP 54
P. 39

laqus
 38  ARTIGO





 GESTÃO DA   Somos a empresa líder em emissões de notas comerciais privadas no Brasil!

 COMUNICAÇÃO
 EMPRESARIAL
                                  +  R$ 4 bilhões emitidos no

 lidade, celeridade, relevância e eficácia.   a empresa e os grupos que são alvo de
 Deste modo, a comunicação deve ser clara  suas ações. Devemos perceber cada vez   mercado de capitais em 2022
 para que tenha o efeito esperado, não bas-  mais que comunicar-se com correção nos
 ta somente transmitir uma informação,   traz uma maior confiabilidade, portanto,
 e sim, transmiti-la e se fazer entender.  com todas estas novas tecnologias de
 comunicação e informação e o aumen-
 É corriqueiro em nosso cotidiano encon-  to da competitividade comercial, nos
 trar informações gerando a não-comu-  obriga a investir na comunicação nas   COMO FUNCIONA A EMISSÃO DE
 nicação, por não ter clareza ou conter   empresas para manter-se como des-  NOTA COMERCIAL NA LAQUS
 expressões incorretas. Realizar a gestão   taque em seu segmento de mercado.
 da comunicação nas empresas é um dos
 Marco Antonio Granado   pontos importantes de sinergia entre   Para o bom funcionamento de toda
 é empresário contábil, contador,   toda sua operação, contribuindo imen-  empresa, a comunicação é responsável   0
 palestrante e escritor de artigos   samente para a conquista de melhores   por planejar e fortalecer a gestão por   1  CADASTRO I O que é:
 empresariais. Atua como
 consultor empresarial nas áreas   resultados. Falhas na comunicação nas   meio de ações estratégicas voltadas para   Cadastro dos participantes da emissão.
 contábil, tributária, trabalhista   empresas geram uma série de desgastes:  cada público-alvo: clientes, sociedade e   A Laqus faz o cadastro de todos os participantes
 e de gestão empresarial. É   os próprios funcionários e colaborado-  necessários envolvidos na operação.
 docente na UNISESCON e no   a) desalinhamentos;  res da empresa. É importante entender   Conheça nossos  manuais  clicando aqui!
 SINDCONT-SP. Atua como consultor      que a comunicação empresarial, possui
 contábil, tributário, trabalhista e   b) atrasos em prazos programados;  papel fundamental no funcionamento
 previdenciário do SINFAC-SP e da
 ABRAFESC. É membro da 5ª Seção      de qualquer organização, se adequando   02  FORMALIZAÇÃO I O que é:
 Regional do IBRACON. É bacharel   c) falta de clareza;  às novas tecnologias e consolidando a
 em contabilidade e direito,      presença e posicionamento no mercado.  Geração do documento (termo constitutivo)
 com pós-graduação em direito   d) dificuldade em atingir metas   que contém as informações da negociação;
 tributário e processo tributário,        ou demandas e/ou;  Ressaltando: o mau uso da comunicação
 mestre em contabilidade,      que envolve o ambiente organizacional,   Negocia-se os termos contratuais deste
 controladoria e finanças.                                      empréstimo, taxa, montante, cláusulas;
 e) desmotivação.  poderá gerar imensos inconveniente
 e transtornos à gestão da empresa.                             Gera-se o documento, assina!
 Uma equipe de profissionais, ao não gerar   A inexistência de uma comunicação   Veja o termo constitutivo clicando aqui!
 com o grupo uma boa comunicação, se   empresarial adequada trará enormes
 descaracteriza, perdendo completamen-  perdas não só à imagem e desempe-
 te o foco, correndo sérios riscos para   nho da empresa, bem como junto aos   o 3 INTECRALIZAÇÃO I O que é:
 gerar erros e criar retrabalhos, obtendo   públicos internos e externos, gerando
 A palavra comunicação tem como   o insucesso. A gestão da comunicação   desmotivação e baixa produtividade  Momento em que o dinheiro sai da conta do
 significado: “ação ou efeito de comuni-  organizacional define regras para:  investidor e chega para o emissor.
 car, de transmitir ou de receber ideias,   Faça sua gestão de comunicação empre-
 conhecimento, mensagens etc., buscando   a) integrar os setores da empre-  sarial, ela é uma importante ferramenta
 compartilhar informações”. Portan-  sa, ajustando e aprimorando a co-  estratégica de planejamento para as   o 4 PÓS EMISSÃO I O que é:
 to, a comunicação foi e será sempre   municação entre estes setores;  empresas. Uma boa comunicação em
 importantíssima para toda todos os      sua empresa está diretamente ligada   Acompanhamento dos pagamentos realiza­
 povos ao longo de sua história. Sendo   b) garantir a melhora da empresa   a melhores resultados, motivando e   dos por meio do Monitor (SaaS). que controla
 imprescindível para a humanidade, sua   quanto ao relacionamento com os   inspirando todos os envolvidos a en-  toda a vida da operação com accrual, MTM e
 importância é primordial para a evolu-  seus públicos (interno e externo) e  gajarem-se totalmente a suas ideais   controle de amortizações e juros por parte
 ção da sociedade ao longo dos tempos.     e metas na vida organizacional.  do emissor.
 c) estabelecer um equilíbrio entre
 Podemos dizer que a comunicação é a       a comunicação interna e a   Portanto, otimizar a forma pela qual   Dinheiro saindo do emissor e voltando para
 transferência da informação por intermé-      comunicação externa.   a comunicação empresarial é execu-  o investidor com juros.
 dio de um determinado canal, realizado   tada é essencial, trazendo ao mundo
 entre o emissor e o receptor. A tarefa de   A comunicação empresarial enfatiza   empresarial, melhor entendimento de
 todo emissor é levar, da melhor forma, a   otimizar os relacionamentos profissionais   suas estratégias, metas e objetivos,
 comunicação ao seu receptor, consideran-  com os diferentes públicos da empresa e   tornado mais saudável seu ambiente e
 do seus objetivos em transmitir informa-  se destina a sintonizar interesses entre   seus relacionamento profissionais.
 ção com os seguintes requisitos: forma-
        www.laqus.com.br                                              Fale com nossos especialistas


 REVISTA DO SINFAC / SÃO PAULO
   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44