Page 39 - Revista do SINFAC-SP 54
P. 39
laqus
38 ARTIGO
GESTÃO DA Somos a empresa líder em emissões de notas comerciais privadas no Brasil!
COMUNICAÇÃO
EMPRESARIAL
+ R$ 4 bilhões emitidos no
lidade, celeridade, relevância e eficácia. a empresa e os grupos que são alvo de
Deste modo, a comunicação deve ser clara suas ações. Devemos perceber cada vez mercado de capitais em 2022
para que tenha o efeito esperado, não bas- mais que comunicar-se com correção nos
ta somente transmitir uma informação, traz uma maior confiabilidade, portanto,
e sim, transmiti-la e se fazer entender. com todas estas novas tecnologias de
comunicação e informação e o aumen-
É corriqueiro em nosso cotidiano encon- to da competitividade comercial, nos
trar informações gerando a não-comu- obriga a investir na comunicação nas COMO FUNCIONA A EMISSÃO DE
nicação, por não ter clareza ou conter empresas para manter-se como des- NOTA COMERCIAL NA LAQUS
expressões incorretas. Realizar a gestão taque em seu segmento de mercado.
da comunicação nas empresas é um dos
Marco Antonio Granado pontos importantes de sinergia entre Para o bom funcionamento de toda
é empresário contábil, contador, toda sua operação, contribuindo imen- empresa, a comunicação é responsável 0
palestrante e escritor de artigos samente para a conquista de melhores por planejar e fortalecer a gestão por 1 CADASTRO I O que é:
empresariais. Atua como
consultor empresarial nas áreas resultados. Falhas na comunicação nas meio de ações estratégicas voltadas para Cadastro dos participantes da emissão.
contábil, tributária, trabalhista empresas geram uma série de desgastes: cada público-alvo: clientes, sociedade e A Laqus faz o cadastro de todos os participantes
e de gestão empresarial. É os próprios funcionários e colaborado- necessários envolvidos na operação.
docente na UNISESCON e no a) desalinhamentos; res da empresa. É importante entender Conheça nossos manuais clicando aqui!
SINDCONT-SP. Atua como consultor que a comunicação empresarial, possui
contábil, tributário, trabalhista e b) atrasos em prazos programados; papel fundamental no funcionamento
previdenciário do SINFAC-SP e da
ABRAFESC. É membro da 5ª Seção de qualquer organização, se adequando 02 FORMALIZAÇÃO I O que é:
Regional do IBRACON. É bacharel c) falta de clareza; às novas tecnologias e consolidando a
em contabilidade e direito, presença e posicionamento no mercado. Geração do documento (termo constitutivo)
com pós-graduação em direito d) dificuldade em atingir metas que contém as informações da negociação;
tributário e processo tributário, ou demandas e/ou; Ressaltando: o mau uso da comunicação
mestre em contabilidade, que envolve o ambiente organizacional, Negocia-se os termos contratuais deste
controladoria e finanças. empréstimo, taxa, montante, cláusulas;
e) desmotivação. poderá gerar imensos inconveniente
e transtornos à gestão da empresa. Gera-se o documento, assina!
Uma equipe de profissionais, ao não gerar A inexistência de uma comunicação Veja o termo constitutivo clicando aqui!
com o grupo uma boa comunicação, se empresarial adequada trará enormes
descaracteriza, perdendo completamen- perdas não só à imagem e desempe-
te o foco, correndo sérios riscos para nho da empresa, bem como junto aos o 3 INTECRALIZAÇÃO I O que é:
gerar erros e criar retrabalhos, obtendo públicos internos e externos, gerando
A palavra comunicação tem como o insucesso. A gestão da comunicação desmotivação e baixa produtividade Momento em que o dinheiro sai da conta do
significado: “ação ou efeito de comuni- organizacional define regras para: investidor e chega para o emissor.
car, de transmitir ou de receber ideias, Faça sua gestão de comunicação empre-
conhecimento, mensagens etc., buscando a) integrar os setores da empre- sarial, ela é uma importante ferramenta
compartilhar informações”. Portan- sa, ajustando e aprimorando a co- estratégica de planejamento para as o 4 PÓS EMISSÃO I O que é:
to, a comunicação foi e será sempre municação entre estes setores; empresas. Uma boa comunicação em
importantíssima para toda todos os sua empresa está diretamente ligada Acompanhamento dos pagamentos realiza
povos ao longo de sua história. Sendo b) garantir a melhora da empresa a melhores resultados, motivando e dos por meio do Monitor (SaaS). que controla
imprescindível para a humanidade, sua quanto ao relacionamento com os inspirando todos os envolvidos a en- toda a vida da operação com accrual, MTM e
importância é primordial para a evolu- seus públicos (interno e externo) e gajarem-se totalmente a suas ideais controle de amortizações e juros por parte
ção da sociedade ao longo dos tempos. e metas na vida organizacional. do emissor.
c) estabelecer um equilíbrio entre
Podemos dizer que a comunicação é a a comunicação interna e a Portanto, otimizar a forma pela qual Dinheiro saindo do emissor e voltando para
transferência da informação por intermé- comunicação externa. a comunicação empresarial é execu- o investidor com juros.
dio de um determinado canal, realizado tada é essencial, trazendo ao mundo
entre o emissor e o receptor. A tarefa de A comunicação empresarial enfatiza empresarial, melhor entendimento de
todo emissor é levar, da melhor forma, a otimizar os relacionamentos profissionais suas estratégias, metas e objetivos,
comunicação ao seu receptor, consideran- com os diferentes públicos da empresa e tornado mais saudável seu ambiente e
do seus objetivos em transmitir informa- se destina a sintonizar interesses entre seus relacionamento profissionais.
ção com os seguintes requisitos: forma-
www.laqus.com.br Fale com nossos especialistas
REVISTA DO SINFAC / SÃO PAULO