Page 25 - Revista do SINFAC-SP 56
P. 25

25











        Ele dá o exemplo de uma empresa que
        analisa periodicamente a saúde de sua
        carteira de crédito, checando os resultados
        da operação, e que, a partir disso, atualiza
        sua política de crédito. Segundo Benitez,
        as novas ferramentas de IA serão
        capazes de fazer isso automaticamente.
        “A cada informação nova que mostra uma
        possibilidade de melhoria, a ferramenta
        já vai fazendo a adaptação. Teremos uma
        atualização e uma reorganização dinâmica”,
        explica o especialista, há mais de duas
        décadas no mercado digital. “Antigamente,
        trabalhávamos no Excel. Passávamos o
        dia todo montando planilha. Hoje, existem
        ferramentas que compilam os dados do
        seu sistema e montam essa planilha.   Marco, CEO da Itera, sugere foco aberto em inovação e atenção às novas tecnologias
        Em algum momento, determinaremos a
        informação que queremos e a inteligência   Segundo Benitez, as soluções de IA poderão   Amazon, não é a realidade dos ambientes
        artificial fará todo o trabalho”, completa.  analisar esse fluxo e identificar em qual   de securitização. “Não é o mesmo
                                            momento há perda de contato. Com isso, será  volume de investimentos nem de acesso
        Um bom exemplo de processo que já se   possível traçar novos caminhos e medir de   à informação. É incomparável”.
        utiliza de soluções de inteligência artificial   que maneira a comunicação é mais efetiva.
        é o atendimento a clientes realizado por                               Marco, da Itera, acredita que muitos setores
        chatboots, robôs que seguem um fluxo de   Benitez alerta, no entanto, que os sistemas   já estão avançados quando o assunto é
        respostas dependendo do que diz o cliente.   de IA não estão isentos de erros e nem serão   inteligência artificial – caso dos bancos,
                                            a salvação dos negócios. Eles precisam   fintechs e seguradoras – mas que o fomento
                                            ser treinados e alimentados com o máximo   ainda está engatinhando. Para quem quer
                                            de informações e cenários possíveis para   sair na frente, Marco sugere ter foco aberto
                                            que sejam capazes de chegar a respostas   em inovação e estar de olho em novas
                                            cada vez mais precisas. “Não é algo assim:   tecnologias. “O segredo é testar novas coisas
                                            vou instalar inteligência artificial no meu   e descobrir como elas funcionam. Não tenha
                                            sistema e está tudo resolvido. Não é assim.   medo de errar”, aconselha o profissional,
                                            Se você fizer isso, não vai acontecer nada.   que diz não acreditar que a IA acabará com
                                            Será preciso treinar esses sistemas”, conta   empregos. “Ela vai entrar naturalmente no
                                            Benitez, que se define como um pouco cético   comportamento das pessoas, assim como
                                            em relação a toda essa revolução esperada   o celular e o computador”, completa.
                                            com as soluções de IA. “No mercado
                                            de crédito, você ainda tem diferenças e   Benitez, da BMP, vê a possibilidade
                                            exceções. De modo geral, sistemas de IA   de aumento de eficiência e, uma vez
                                            funcionarão para empresas grandes. Para   superado o investimento inicial, grandes
                                            as pequenas ainda vai ser muito difícil,   chances de redução de custos. Ele não
                                            porque elas dificilmente terão massa crítica   acredita, porém, que algum negócio do
                                            para a construção de uma modelagem. A   segmento vá se diferenciar no mercado,
                                            não ser que ela atue num segmento muito   neste primeiro momento, por conta da
                                            específico do processo. Do contrário, ela   IA. “Por enquanto, o empresário tem
                                            vai demorar muito para treinar”, analisa.  que investir muito mais na organização
                                                                               dos dados, na criação de conversões,
                                            O CEO da BMP esclarece que o que   ideias de monitoramento e medição dos
                                            vemos no noticiário sobre os avanços   negócios para que, depois, a inteligência
        Carlos Benitez, da BMP, reforça a importância da
        organização dos dados, antes de investir em IA  de grandes empresas, como Google e   artificial consiga enxergar isso”, finaliza.








                                                                                   ANO XVI  •  Nº 56  •  ABRIL | MAIO | JUNHO  •  2023
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30