Page 14 - Revista do SINFAC-SP 53
P. 14

14         ESPAÇO ABRAFESC















        COMO O FOMENTO AJUDOU A


        MANTER A ECONOMIA RODANDO

        DURANTE A PANDEMIA



        Empresários falam da experiência de recorrer ao setor para manter
        o negócio aberto durante a crise sanitária



        Uma distribuidora de alimentos para   grandes instituições fecharam as portas   clientes que ajudou a minimizar os
        restaurantes, com clientes fiéis há   para o micro e pequeno empresário,   riscos, beneficiando o fomento e os
        muitos anos, que se viu sem dinheiro   eles intensificaram a procura pelas   empreendedores que recorriam a ele.
        para arcar com seus compromissos.   empresas de fomento. Fomos os
        Uma distribuidora de açaí obrigada a   parceiros mais fiéis dos empreendedores   Entre os clientes que conseguiram se
        reduzir as vendas e que precisava de   durante esse período turbulento que   manter em atividade graças às empresas
        recursos para continuar operando em   atravessamos”, explica Túlio Pequeno,   do fomento, um elogio comum é em
        sistema de delivery. Você saberia dizer   um dos sócios da Original Securitizadora,   relação à qualidade do serviço oferecido,
        o que essas histórias têm em comum?   há três anos e meio no mercado.   tanto na questão dos juros mais baixos,
                                                                               quanto na rapidez da liberação e redução
        Nos dois casos, empresários de      Túlio lembra que as empresas do    da burocracia. Outro aspecto destacado
        setores diretamente atingidos pela   fomento tiveram de se adaptar e   pelos clientes é o tratamento humanizado,
        pandemia encontraram no fomento     redobrar os cuidados na concessão do   com negociações feitas com pessoas e não
        comercial o apoio que precisavam para   crédito. Segundo ele, foi justamente   com máquinas. Ou seja, um atendimento
        permanecer em atividade. “A partir   essa avaliação mais criteriosa em   totalmente personalizado, algo bem
        do momento em que os bancos e as    relação à saúde financeira dos     diferente do oferecido pelos bancos.








                                                   “Fizemos reuniões individuais com
                                                   nossos clientes para entender as
                                                   dificuldades e criar soluções”

                                                   José Garcia,
                                                   sócio da J&F
                                                                                      “Em momentos de
                                                                                      incertezas, os bancos
                                                                                      seguram o crédito, o que
                                                                                      acaba liberando mais
                                                                                      espaço para o nosso setor”


                                                                                      Leandro Zen,
                                                                                      CEO da Size



        REVISTA DO SINFAC / SÃO PAULO
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19