Page 14 - Revista do SINFAC-SP 53
P. 14
14 ESPAÇO ABRAFESC
COMO O FOMENTO AJUDOU A
MANTER A ECONOMIA RODANDO
DURANTE A PANDEMIA
Empresários falam da experiência de recorrer ao setor para manter
o negócio aberto durante a crise sanitária
Uma distribuidora de alimentos para grandes instituições fecharam as portas clientes que ajudou a minimizar os
restaurantes, com clientes fiéis há para o micro e pequeno empresário, riscos, beneficiando o fomento e os
muitos anos, que se viu sem dinheiro eles intensificaram a procura pelas empreendedores que recorriam a ele.
para arcar com seus compromissos. empresas de fomento. Fomos os
Uma distribuidora de açaí obrigada a parceiros mais fiéis dos empreendedores Entre os clientes que conseguiram se
reduzir as vendas e que precisava de durante esse período turbulento que manter em atividade graças às empresas
recursos para continuar operando em atravessamos”, explica Túlio Pequeno, do fomento, um elogio comum é em
sistema de delivery. Você saberia dizer um dos sócios da Original Securitizadora, relação à qualidade do serviço oferecido,
o que essas histórias têm em comum? há três anos e meio no mercado. tanto na questão dos juros mais baixos,
quanto na rapidez da liberação e redução
Nos dois casos, empresários de Túlio lembra que as empresas do da burocracia. Outro aspecto destacado
setores diretamente atingidos pela fomento tiveram de se adaptar e pelos clientes é o tratamento humanizado,
pandemia encontraram no fomento redobrar os cuidados na concessão do com negociações feitas com pessoas e não
comercial o apoio que precisavam para crédito. Segundo ele, foi justamente com máquinas. Ou seja, um atendimento
permanecer em atividade. “A partir essa avaliação mais criteriosa em totalmente personalizado, algo bem
do momento em que os bancos e as relação à saúde financeira dos diferente do oferecido pelos bancos.
“Fizemos reuniões individuais com
nossos clientes para entender as
dificuldades e criar soluções”
José Garcia,
sócio da J&F
“Em momentos de
incertezas, os bancos
seguram o crédito, o que
acaba liberando mais
espaço para o nosso setor”
Leandro Zen,
CEO da Size
REVISTA DO SINFAC / SÃO PAULO