Page 15 - Revista do SINFAC-SP 53
P. 15
15
de novos clientes que precisavam de Salvarti, da Salvarti Soluções Financeiras.
Esse atendimento humanizado não é por capital de giro para pagar aluguel,
acaso. Faz parte de uma estratégia das fornecedores, financiamentos e salários. Segundo ele, as precauções tomadas
empresas do setor que se intensificou “Apesar do aumento da inadimplência, durante a pandemia ainda são
durante a pandemia. “Fazíamos visitas a alavancagem da empresa no capital necessárias. “Estamos acompanhando
aos clientes, em média, a cada 90 dias. de giro foi determinante. Capital de giro bem como os clientes estão tomados, o
Durante a pandemia, reduzimos esse que, muitas vezes, foi oferecido com faturamento e o endividamento deles. A
intervalo para 45 dias, para ficar mais até 120 dias de carência, o que fez uma gente procura sempre analisar o setor,
próximo. Tivemos de acompanhar o diferença muito grande para eles”, conta. a empresa, e tenta projetar o que pode
cliente não apenas para ceder o crédito, acontecer. Analisamos o macro”, afirma.
mas também para saber como esse Uma das empresas que recorreu ao
crédito estava sendo administrado, serviço foi a Cristar, uma clínica de Leandro Zen, CEO da Size, também
se o cliente estava sufocado, se tinha odontologia criada por Bernardo Santana, aponta a pressão inflacionária como
condições de pagar aquela repactuação em Belo Horizonte, há três anos e meio. responsável pela elevação dos índices
ou de tomar mais crédito”, explica Túlio. “Foi um período difícil em que ainda de inadimplência, mas está bastante
estávamos com capital comprometido otimista em relação aos próximos meses.
A estratégia foi utilizada também pela com os investimentos. Grande parte “Esses momentos de incertezas são os
J&F Capital ESC, que atua desde 2019. dos problemas veio com a questão melhores para o setor. Apesar de ter
“Cerca de 50% da nossa carteira precisou do fluxo de caixa, um dos aspectos mais risco, há mais oportunidade. Os
de algum tipo de negociação. Fizemos em que a J&F mais ajudou a gente. bancos seguram o crédito, o que acaba
uma reunião individual com cada um dos Conseguimos fazer antecipação de alguns liberando mais espaço para a gente”.
nossos clientes para entender melhor as recebíveis e levantamos capital para
dificuldades que estavam enfrentando e sobreviver mesmo sem clientes e com Para ele, é preciso ter cautela e saber
criar soluções. Isso fez a diferença porque a clínica fechada”, lembra Bernardo. trabalhar com uma estratégia bem
fidelizou o cliente”, conta o empresário definida. “A inflação não vai reduzir tão
José Garcia, da J&F, que destaca ainda logo, assim como os juros. O spread
outras duas estratégias bem sucedidas FUTURO tem conseguido corrigir a fuga de
utilizadas pela companhia: não concentrar crescimento da taxa SELIC para os
todos os recursos em um único segmento Depois do período crítico da pandemia, riscos mais elevados. A questão está em
e criar produtos específicos. “A gente não o país vive um momento de recuperação precificar bem. Vejo como um momento
tem só antecipação, temos capital de giro, econômica com a reabertura dos de evolução. Viveremos mais um ano com
financiamento, pagamento de capital de estabelecimentos. Porém, o cenário ainda essa incerteza, pelo menos”, finaliza.
giro com antecipação. Se o cliente ficou merece muita atenção. “Logo depois da
inadimplente no capital de giro, mas reabertura, estávamos numa retomada
tinha antecipação do cartão de crédito, do número de clientes, fizemos um aporte
conseguiu rodar normalmente”, completa. de capital, mas, com o cenário atual,
pisamos um pouco no freio. Hoje sentimos
Garcia conta que, durante a pandemia, bastante o impacto da inflação e vemos
registrou aumento de quase 30% no as empresas com lucro menor, embora
faturamento proporcionado pela entrada estejam bem alavancadas”, conta Fábio
ANO XV • Nº 53 • JULHO | AGOSTO | SETEMBRO • 2022