Page 15 - Revista do SINFAC-SP 53
P. 15

15
















                                            de novos clientes que precisavam de   Salvarti, da Salvarti Soluções Financeiras.
        Esse atendimento humanizado não é por   capital de giro para pagar aluguel,
        acaso. Faz parte de uma estratégia das   fornecedores, financiamentos e salários.   Segundo ele, as precauções tomadas
        empresas do setor que se intensificou   “Apesar do aumento da inadimplência,   durante a pandemia ainda são
        durante a pandemia. “Fazíamos visitas   a alavancagem da empresa no capital   necessárias. “Estamos acompanhando
        aos clientes, em média, a cada 90 dias.   de giro foi determinante. Capital de giro   bem como os clientes estão tomados, o
        Durante a pandemia, reduzimos esse   que, muitas vezes, foi oferecido com   faturamento e o endividamento deles. A
        intervalo para 45 dias, para ficar mais   até 120 dias de carência, o que fez uma   gente procura sempre analisar o setor,
        próximo. Tivemos de acompanhar o    diferença muito grande para eles”, conta.   a empresa, e tenta projetar o que pode
        cliente não apenas para ceder o crédito,                               acontecer. Analisamos o macro”, afirma.
        mas também para saber como esse     Uma das empresas que recorreu ao
        crédito estava sendo administrado,   serviço foi a Cristar, uma clínica de   Leandro Zen, CEO da Size, também
        se o cliente estava sufocado, se tinha   odontologia criada por Bernardo Santana,   aponta a pressão inflacionária como
        condições de pagar aquela repactuação   em Belo Horizonte, há três anos e meio.   responsável pela elevação dos índices
        ou de tomar mais crédito”, explica Túlio.   “Foi um período difícil em que ainda   de inadimplência, mas está bastante
                                            estávamos com capital comprometido   otimista em relação aos próximos meses.
        A estratégia foi utilizada também pela   com os investimentos. Grande parte   “Esses momentos de incertezas são os
        J&F Capital ESC, que atua desde 2019.   dos problemas veio com a questão   melhores para o setor. Apesar de ter
        “Cerca de 50% da nossa carteira precisou   do fluxo de caixa, um dos aspectos   mais risco, há mais oportunidade. Os
        de algum tipo de negociação. Fizemos   em que a J&F mais ajudou a gente.   bancos seguram o crédito, o que acaba
        uma reunião individual com cada um dos   Conseguimos fazer antecipação de alguns   liberando mais espaço para a gente”.
        nossos clientes para entender melhor as   recebíveis e levantamos capital para
        dificuldades que estavam enfrentando e   sobreviver mesmo sem clientes e com   Para ele, é preciso ter cautela e saber
        criar soluções. Isso fez a diferença porque   a clínica fechada”, lembra Bernardo.  trabalhar com uma estratégia bem
        fidelizou o cliente”, conta o empresário                               definida. “A inflação não vai reduzir tão
        José Garcia, da J&F, que destaca ainda                                 logo, assim como os juros. O spread
        outras duas estratégias bem sucedidas   FUTURO                         tem conseguido corrigir a fuga de
        utilizadas pela companhia: não concentrar                              crescimento da taxa SELIC para os
        todos os recursos em um único segmento   Depois do período crítico da pandemia,   riscos mais elevados. A questão está em
        e criar produtos específicos. “A gente não   o país vive um momento de recuperação   precificar bem. Vejo como um momento
        tem só antecipação, temos capital de giro,   econômica com a reabertura dos   de evolução. Viveremos mais um ano com
        financiamento, pagamento de capital de   estabelecimentos. Porém, o cenário ainda   essa incerteza, pelo menos”, finaliza.
        giro com antecipação. Se o cliente ficou   merece muita atenção. “Logo depois da
        inadimplente no capital de giro, mas   reabertura, estávamos numa retomada
        tinha antecipação do cartão de crédito,   do número de clientes, fizemos um aporte
        conseguiu rodar normalmente”, completa.  de capital, mas, com o cenário atual,
                                            pisamos um pouco no freio. Hoje sentimos
        Garcia conta que, durante a pandemia,   bastante o impacto da inflação e vemos
        registrou aumento de quase 30% no   as empresas com lucro menor, embora
        faturamento proporcionado pela entrada   estejam bem alavancadas”, conta Fábio




















                                                                              ANO XV  •  Nº 53  •  JULHO | AGOSTO | SETEMBRO  •  2022
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20