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         Qual o carro-chefe da Via Fomento?    Qual o principal desfio
                                             da Via fomento hoje?
         Wagner Castilho  – Nosso ponto forte é
        a antecipação de recebíveis, mas temos   Wagner Castilho  – Permanecer compe-
        também muitos outros produtos como, por  titiva no mercado. Se você pegar o nosso
        exemplo, o fomento à produção, a consul-  gráfico de crescimento, vai ver que temos
        toria para fundos de terceiros e as opera-  uma preocupação muito grande de cres-
        ções com crédito consignado. Temos uma  cer de forma organizacional e orgânica.
        carteira muito fiel, formada por empresas  Sempre com muito planejamento. Não
        do setor de alimentação, higiene e limpe-  fazemos nada que não seja aprovado em
        za, petroquímicos, embalagens e produtos  comitê. Somos oito pessoas dentro de
        químicos. Empresas que sofreram pouco  um comitê, onde discutimos, toda segun-
        impacto por conta da pandemia. Isso fez  da-feira, os rumos da empresa e como
        com que tivéssemos poucos problemas  estamos entendendo o mercado. Dentro
        de liquidez ou problemas com operação.  da área de negócios, temos uma gestora
                                            e contratamos mais uma analista, uma
         Revista do SINFAC-SP               profissional de altíssimo nível, para fazer
         A ideia é que outros serviços passem   uma análise minuciosa de toda a nossa
         a ocupar espaço maior na empresa?   carteira. Queremos trabalhar com total
                                            segurança e tranquilidade, e garantir que,
         Wagner Castilho  – Não necessariamen-  quando  uma  operação  entra  em  nossa
        te,  mas  nós achamos  importante ter  um  empresa, teremos pessoas técnicas e ca-
        leque de opções para oferecer ao cliente.  pacitadas para tomar a melhor decisão.   “Eu e meu sócio, Luiz
        A verdade é que antecipação de recebíveis                                  Carlos Casante, viemos
        qualquer um faz. O cliente quer saber qual   Revista do SINFAC-SP          do mercado de câmbio,
        atrativo nós temos para criarmos um rela-  Como está a recuperação do setor e da   fechávamos operações
        cionamento mais duradouro. Na nossa em-  Via Fomento, em relação à pandemia?   por telefone, praticamente
        presa, temos o fomento à produção, temos                                   não trabalhávamos com
        a possibilidade de uma administração com-  Wagner Castilho  – De maneira geral, o   documentos. No início,
        partilhada – eu posso administrar contas a  setor sofreu pouco com a pandemia. Claro   ficamos meio perdidos e
        pagar e contas a receber dele – temos uma  que as empresas que tinham apenas os mi-  bem assustados. Depois
        subadquirente para capturar transações  croclientes, aqueles pequenos comércios   desse primeiro impacto,
        de crédito (a maquininha SoulPay Soluções  de bairro, sofreram muito mais. Depende   fomos nos estruturando
        de Pagamento), podemos fazer uma CCB  muito do segmento do fundo ou da facto-  para trabalhar com fundos”
        lastreada com uma garantia e oferecemos  ring. Se você pegar os nossos informes de
        consultas a órgãos para uma avaliação de  liquidez, verá que sofremos muito pouco   Wagner Castilho,
        crédito mais apurada. São serviços que  impacto. Um dos segredos foi trabalhar   proprietário da Via Fomento
        agregam ao relacionamento. Sempre avi-  bem a carteira. Tivemos essa preocupação
        so aos clientes: me fale o que você precisa,  muito presente. E todo o segmento acabou
        sendo uma necessidade financeira, mon-  conseguindo minimizar as perdas porque
        tamos uma operação para você. Porque o  nos ajustamos muito rapidamente. Muitas
        banco pode até oferecer um variado núme-  operações nós prorrogamos. Tinha clien-
        ro de opções, mas tudo isso passará por um  tes com R$ 200 mil para vencer no semes-
        comitê, por uma diretoria, e voltará depois  tre e preferimos dar uma alongada na dívi-
        de 15, 20 dias. Eu sou do tempo em que  da. Ajustamos a carteira e prorrogamos os
        entrávamos no banco e víamos uma mesa  títulos a vencer que sufocariam o cliente.
        para abrir conta corrente, outra para fechar  Funcionou assim em todo o setor: os ges-
        conta corrente, uma mesa para abrir cader-  tores dos fundos foram até os clientes, en-
        neta de poupança e uma mesa para fechar  tenderam a necessidade, renegociaram as
        poupança. Um funcionário para cada moda-  dívidas. Com isso, deram fôlego para esses
        lidade. Tudo muito burocrático. Quem opera  clientes e permitiram que eles fossem re-
        com fundo não é apenas um número, é um  tornando ao mercado de forma gradativa.
        cliente com quem estamos sempre em con-  Foi quase uma linha de produção. Desde o
        tato. O relacionamento é pessoal, não é nu-  fundo até o tomador final. Assim, todas as
        mérico. Não fazemos negócio com nenhuma  pontas conseguiram se sustentar.
        empresa que a gente não conheça o dono.
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