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16 ENTREVISTA COM ASSOCIADO
companhia. “Criamos uma holding formada
por pessoas estratégicas de outros seg-
mentos. A cada 15 dias, temos encontros
de muita provocação, reuniões que sem-
pre tiram a gente do dia a dia e nos fazem
refletir sobre a gestão da FMB4. Já está nos
planos sermos auditados por alguma “Big
Four” e formalizar nosso conselho. Tudo
isso para estarmos prontos para o cresci-
mento que o mercado nos oferece”, conta.
Lucas define a FMB4 como uma empre-
sa jovem, de olho em tecnologia, com um
negócio bem enxuto e que, embora esteja
aberta a clientes de todos os setores da
economia, não se descuida de oportunidades
em mercados específicos. “Olhamos com
muito carinho o agronegócio, por exemplo”.
Revista do SINFAC-SP
Como surgiu a FMB4?
Lucas Rocha – Começamos como uma
factoring, aqui em Ribeirão Preto, no interior
de São Paulo. Era uma antiga ambição minha,
que tinha trabalhado por 16 anos no setor
bancário. No final de 2018, deixei o banco
e, em 2019, junto com a Flávia e o Fabiano,
começamos fazendo pequenas operações
para alguns clientes que já conhecíamos e
para amigos que tomavam crédito com ou-
tras factorings. Nosso primeiro ano foi muito
bom, conseguimos entrar em clientes cujo
negócio conseguimos entender. Crescemos
três vezes o valor de nosso capital. Tínhamos
poucos clientes, mas, onde nós estávamos,
estávamos muito próximos da gestão do
caixa da empresa. Em 2020, criamos a
securitizadora, que achamos que teria mais
atrativo para os clientes pelo fato de não ter
IOF. Então, migramos todos os recursos da
QUEREMOS ENTENDER O factoring para a securitizadora e continua-
mos nessa toada de poucos clientes, mas
sempre bem próximo dos empresários. Isso
QUE O EMPRESÁRIO DESEJA nos trouxe bons frutos e, em 2020, voltamos
a crescer três vezes o nosso tamanho. O ano
seguinte foi a nossa mudança de chave. Até
Diretor da FMB4 conta como a empresa está então, tínhamos uma equipe muito enxuta.
Com auxílio de um consultor de mercado,
se estruturando para o futuro contratamos dez pessoas e criamos a nossa
esteira de operações. Hoje, temos clientes no
Brasil inteiro, apesar do nosso operacional
Bastante atento às novidades do mercado, à formação do time como um todo. E esse, estar em Ribeirão. Fizemos também uma
Lucas Rocha sabe muito bem que, hoje, não talvez, seja um dos pontos fortes da FMB4. remodelagem em nosso Comercial, con-
se atua mais no mercado de fomento sem de- tratamos um time de 15 agentes em várias
dicar atenção especial a alguns aspectos. Aos Ao lado dos sócios Fabiano Guerra, res- partes do país. Temos também duas pessoas
37 anos, Lucas é diretor comercial da FMB4, ponsável pela área operacional, e Flávia de TI, olhando novos modelos de negócios
empresa com pouco mais de três de atuação Frandoloso, que cuida do administrativo- que podem nos ajudar lá na frente. Agora,
e que vem conquistando seu espaço no setor -financeiro, Lucas está estruturando uma com o nosso FIDC iniciando as operações em
graças, claro, aos cuidados operacionais e espécie de conselho com os investidores que janeiro, trouxe também novas ferramentas
comerciais, mas também à atenção dada aportaram grande parte dos recursos da para estruturar operações para os clientes.
REVISTA DO SINFAC / SÃO PAULO