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16         ENTREVISTA COM ASSOCIADO





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                                                                               por pessoas estratégicas de outros seg-
                                                                               mentos. A cada 15 dias, temos encontros
                                                                               de muita provocação, reuniões que sem-
                                                                               pre tiram a gente do dia a dia e nos fazem
                                                                               refletir sobre a gestão da FMB4.  Já está nos
                                                                               planos sermos auditados por alguma “Big
                                                                               Four” e formalizar nosso conselho. Tudo
                                                                               isso para estarmos prontos para o cresci-
                                                                               mento que o mercado nos oferece”, conta.
                                                                               Lucas define a FMB4 como uma empre-
                                                                               sa jovem, de olho em tecnologia, com um
                                                                               negócio bem enxuto e que, embora esteja
                                                                               aberta a clientes de todos os setores da
                                                                               economia, não se descuida de oportunidades
                                                                               em mercados específicos. “Olhamos com
                                                                               muito carinho o agronegócio, por exemplo”.

                                                                                 Revista do SINFAC-SP
                                                                                 Como surgiu a FMB4?

                                                                               Lucas Rocha – Começamos como uma
                                                                               factoring, aqui em Ribeirão Preto, no interior
                                                                               de São Paulo. Era uma antiga ambição minha,
                                                                               que tinha trabalhado por 16 anos no setor
                                                                               bancário. No final de 2018, deixei o banco
                                                                               e, em 2019, junto com a Flávia e o Fabiano,
                                                                               começamos fazendo pequenas operações
                                                                               para alguns clientes que já conhecíamos e
                                                                               para amigos que tomavam crédito com ou-
                                                                               tras factorings. Nosso primeiro ano foi muito
                                                                               bom, conseguimos entrar em clientes cujo
                                                                               negócio conseguimos entender. Crescemos
                                                                               três vezes o valor de nosso capital. Tínhamos
                                                                               poucos clientes, mas, onde nós estávamos,
                                                                               estávamos muito próximos da gestão do
                                                                               caixa da empresa. Em 2020, criamos a
                                                                               securitizadora, que achamos que teria mais
                                                                               atrativo para os clientes pelo fato de não ter
                                                                               IOF. Então, migramos todos os recursos da
        QUEREMOS ENTENDER O                                                    factoring para a securitizadora e continua-
                                                                               mos nessa toada de poucos clientes, mas
                                                                               sempre bem próximo dos empresários. Isso
        QUE O EMPRESÁRIO DESEJA                                                nos trouxe bons frutos e, em 2020, voltamos
                                                                               a crescer três vezes o nosso tamanho. O ano
                                                                               seguinte foi a nossa mudança de chave. Até
        Diretor da FMB4 conta como a empresa está                              então, tínhamos uma equipe muito enxuta.
                                                                               Com auxílio de um consultor de mercado,
        se estruturando para o futuro                                          contratamos dez pessoas e criamos a nossa
                                                                               esteira de operações. Hoje, temos clientes no
                                                                               Brasil inteiro, apesar do nosso operacional
        Bastante atento às novidades do mercado,   à formação do time como um todo. E esse,   estar em Ribeirão. Fizemos também uma
        Lucas Rocha sabe muito bem que, hoje, não   talvez, seja um dos pontos fortes da FMB4.   remodelagem em nosso Comercial, con-
        se atua mais no mercado de fomento sem de-                             tratamos um time de 15 agentes em várias
        dicar atenção especial a alguns aspectos. Aos  Ao lado dos sócios Fabiano Guerra, res-  partes do país. Temos também duas pessoas
        37 anos, Lucas é diretor comercial da FMB4,   ponsável pela área operacional, e Flávia   de TI, olhando novos modelos de negócios
        empresa com pouco mais de três de atuação   Frandoloso, que cuida do administrativo-  que podem nos ajudar lá na frente. Agora,
        e que vem conquistando seu espaço no setor   -financeiro, Lucas está estruturando uma   com o nosso FIDC iniciando as operações em
        graças, claro, aos cuidados operacionais e   espécie de conselho com os investidores que   janeiro, trouxe também novas ferramentas
        comerciais, mas também à atenção dada   aportaram grande parte dos recursos da   para estruturar operações para os clientes.

        REVISTA DO SINFAC / SÃO PAULO
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